Pular para o conteúdo

Cará e as suas propriedades nutricionais e benefícios

Cará e as suas propriedades nutricionais e benefícios

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O cará e as sua  propriedades nutricionais não são muito conhecidas pela população por ser um tubérculo pouco utilizado na culinária do dia a dia.

Porém, é muito usado na alta gastronomia e por adeptos do vegetarianismo.

Ele é um tubérculo originário da América do Sul, e sua planta pode atingir até 1,5 metros de altura. Sua casca é fina e amarronzada e seu interior é branco ou amarelo.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

"<yoastmark

Lembra um pouco o inhame, mas é mais saboroso. É um tubérculo rico em fibras, vitaminas e minerais, que apresenta diversas propriedades nutricionais benéficas para a saúde.

O cará é um alimento energético, e possui alta concentração de carboidratos. O cará é também rico em vitaminas do complexo B que são importantes para o funcionamento do sistema nervoso.

Além dessas vitaminas, o cará é rico em vitamina C, ferro e potássio. O ferro é importante para a formação dos glóbulos vermelhos, e o potássio é um mineral essencial para o funcionamento dos músculos e do coração.

– Promove a sensação de saciedade:  o alimento é digerido mais lentamente pelo corpo  e dá  à pessoa ausência de fome, ela sente-se satisfeita, ótimo recurso para quem precisa perder peso.

– Controle glicêmico: as fibras retardam o processo de absorção de carboidratos evitando excesso de glicose no sangue, e reduzindo seus picos. Motivo pelo qual são  indicados para a alimentação de diabéticos, como substituto de macarrão, batata, arroz.

Além disso, o cará também possui propriedades diuréticas, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo.

"<yoastmark

A ingestão regular de cará também pode prevenir o aparecimento de doenças como o câncer de cólon e de próstata. O cará é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células do organismo dos efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Ele pode ser consumido in natura, cozido, assado ou frito. Além disso, o tubérculo também pode ser utilizado na preparação de diversos pratos.

 

Leia mais sobre Receitas

Veja também: Como preparar a coalhada em casa  e seus benefícios