Pular para o conteúdo

Pamonha de Milho-Verde

Pamonha de Milho-Verde

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

 A Pamonha de Milho-Verde é um doce muito popular e tradicional da culinária caipira, uma tradição gostosa do brasileiro. Produzida com o milho verde em espiga, ainda cru e ralado. Depois de pronto o doce é embrulhado na própria palha do milho e cozido. Tem sabor incomparável e é muito gostoso.

 Ingredientes:

5 espigas de milho com palha

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado

1 xícara (chá) de açúcar

1 pitada de sal

pamonha de milho verde
pamonha de milho verde

Modo de preparo:

1. Retire as cascas das espigas e tome cuidado para que não rasguem.

2. Coloque em uma panela água e deixe ferver. Afunde as cascas por 1 minuto e retire, reservando-as. Despreze a água.

3 . Encha novamente a panela com água e leve para ferver.

4. Prepare então o seu doce. Comece ralando o milho, usando um ralador e use uma tigela grande. Ao terminar, raspe o sabugo com a parte de trás de uma faça para escoar resto de suco.

5. Peneire o milho usando uma colher para ir esmagando os grãos na peneira. Esprema bem o bagaço com a colher até tirar todo o líquido. Jogue fora o bagaço.

6. Misture o coco ralado ao líquido restante na tigela. Adicione o açúcar, o sal e misture bem. Vai ficar com a consistência de creme.

7. Para montar a pamonha, apoie na bancada duas folhas da casa do milho. Você terá que formar um tubo com as duas folhas. Coloque uma de frente para a outra e encaixe as laterais, fechando as 2 partes e formado um meio cone vazio.

8. Certifique-se que o fundo esteja fechado e que não vazaram nenhum líquido por ele.

pamonha de milho verde

pamonha de milho verde9. Segure firme o cone deixando abaixo da sua mão cerca de 3 cm de palhar. Encha o cone com o caldo de milho até restar 2 cm de palha acima dele. Com uma mão, segure essa parte, fechando e amarre com um fio de barbante na parte onde acaba o liquido de forma bem firme.

10. Faça o mesmo processo até finalizar o creme.

11. Coloque as pamonhas em um prato.

12. Coloque os pacotinhos da pamonha, dentro da panela com água fervendo e deixe cozinhar por mais de 30 minutos. Com o auxílio de uma escumadeira retire os pacotinhos e escorra bem.

13. Deixe esfriar até que o pacotinho esteja firme.

E pronto!!! Pode se deliciar com as suas pamonhas. Ah, existem aqueles que preferem elas quente. Seja qual for o seu gosto, você escolhe!

Gostou do post?

Deixe seus comentários!