Pular para o conteúdo

Produção e exportação de Cereais: Brasil representa papel de destaque global

Produção e exportação de Cereais: Brasil representa papel de destaque global

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A Produção e exportação de Cereais se mantém em alta. O Brasil ocupa o segundo no ranking de exportações mundiais de cereais, atrás dos Estados Unidos e da União Europeia. E é o quarto maior em produção de grãos do mundo.

Esse setor é estratégico para a economia nacional, uma vez que gera divisas, empregos e melhora a balança comercial.

Entre os principais produtos exportados estão o milho, o trigo, o arroz e o feijão.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
Produção e exportação de Cereais
Produção e exportação de Cereais

De 2000 a 2020, o país foi o 2º maior produtor e exportador de soja. A partir do ano passado, alcançou o 1º lugar, com mais de 100 milhões de toneladas produzidas e dessas, 80 milhões exportadas.

O Brasil é o 3° maior exportador mundial de milho, superado apenas por Estados Unidos e China.  É o segundo maior exportador de trigo.

Não é possível não relacionar a Pandemia com a queda mundial da produção e exportação em todos os setores da economia.

Na verdade, negar a queda na produção e exportação nesses 2 últimos anos é impossível. Certamente as estatísticas da produção e da exportação desses gêneros será muito afetada. Mas o setor agrícola, de forma geral, está otimista.

A produção agrícola de grãos no país segue com boas perspectivas para as próximas safras.

Embora o arroz e o feijão nunca tenham alcançado índices significativos na exportação, eles mantem-se em alta produção e são destinados a demanda nacional.

Já no algodão começa a ser notada uma tendência de crescimento em sua produção, bem como na exportação.

As culturas de inverno, onde são produzidos aveia, canola, centeio, cevada, trigo, a semeadura ainda é relativamente pequena e deve chegar em uma produção em torno de 7 de toneladas para o trigo.

 

Produção e exportação de Cereais
Produção e exportação de Cereais

Os últimos relatórios de controle dos orgãos nacionais responsáveis a respeito da produção agrícola, revelam resultados excelentes. A safra de grãos deverá bater recordes de produção segundo estimativa.

Embora tenham sido muito impactadas pelos fatores climáticos, alguns produtos de ponta na produção agrícola, como a soja , arroz e milho que tiveram redução da produção, ela ainda é maior que o mesmo período de 2021.

Apesar do crescimento da produção, o Brasil ainda enfrenta algumas dificuldades no setor de cereais. Uma delas é a falta de infraestrutura. O país possui um dos maiores portos do mundo, mas ainda enfrenta dificuldades para escoar a produção.

Outra dificuldade é a escassez de mão de obra qualificada. O Brasil possui uma das maiores taxas de analfabetismo funcional do mundo. A qualificação da mão de obra é um dos principais desafios para o crescimento do setor de cereais.

Por isso, é importante investir na educação e na pesquisa para melhorar a produtividade do setor. O Brasil possui um potencial enorme para se tornar um dos principais produtores de cereais do mundo.

Por fim, é importante destacar os benefícios do setor de cereais para a economia nacional.

Portanto, o setor de cereais é um dos principais setores da economia brasileira e apresenta um grande potencial de crescimento.

Leia também Agro Negócio