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Propriedades e benefícios da soja na alimentação

Propriedades e benefícios da soja na alimentação

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As propriedades e benefícios da soja na alimentação são imensos.

Ela é uma planta originária da China, do tipo herbácea e atualmente é cultivada em todo o mundo.

O seu grão é usado na alimentação humana e animal.

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Os benefícios da soja na saúde humana vêm sendo estudados há décadas, e existem inúmeras evidências de que ela é benéfica para a saúde.

soja, leite e tofu
soja, leite e tofu

Com o aumento da cultura vegetariana no mundo, produtos versáteis e que não tenham origem animal se tornaram muito populares: um deles é a soja. O grão é utilizado na indústria alimentícia para produzir leite e farinha. Já o grão in natura pode ser consumido cozido em forma de saldas ou adicionados a outros alimentos.

As propriedades nutricionais da soja são variadas. É rica em proteínas, minerais e vitaminas e também é um dos poucos alimentos vegetais que contêm todos os nove aminoácidos essenciais.

Além disso, a soja é baixa em gorduras e calorias, e é uma boa fonte de ómega-3 (antioxidantes importantes para o organismo) e isoflavonas.

soja grao

Os principais benefícios da soja na saúde humana são:

-Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares;

-Ajuda a reduzir o risco de câncer;

-Ajuda a reduzir o risco de diabetes;

-Ajuda a reduzir o risco de osteoporose;

-Ajuda a reduzir o risco de alergias e asma;

-Ajuda a reduzir o estresse;

-Ajuda a melhorar o humor;

-Ajuda a melhorar a memória;

-Ajuda a prevenir a perda de massa óssea;

-Ajuda a proteger contra a obesidade;

-Ajuda a proteger contra doenças do fígado.

Apesar de todos esses benefícios, é importante notar que a soja não é um milagroso alimento que cura todas as doenças.

Ela é apenas um dos alimentos que podem ser usados para melhorar a saúde.

A recomendação nutricional para o consumo da soja é de se consumir uma quantidade diária máxima de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas.

Também é importante não comer o alimento todo dia. Recomenda-se restringir o consumo a três vezes por semana.

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