Pular para o conteúdo

Porque ter plantas dentro de casa é bom

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Porque ter plantas dentro de casa é bom

Porque ter plantas dentro de casa é bom:  trás muitos benefícios para a casa, além de harmonização, beleza, purificam o ambiente. Um dos mais importantes é que as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar em uma sala.

porque plantas dentro de casa é bom
porque plantas dentro de casa é bom

As plantas liberam oxigênio, o que pode ajudar a reduzir a quantidade de poluentes do ar presentes. Além disso, as plantas podem ajudar a reduzir a quantidade de poeira e alérgenos presentes.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Plantas de interior são boas por muitas razões. Eles não apenas adicionam beleza e frescor a um espaço, mas também ajudam a melhorar a qualidade do ar em uma casa ou escritório.

As plantas liberam oxigênio e dióxido de carbono, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ar. Além disso, as plantas são boas para reduzir os níveis de estresse e podem ajudá-lo a relaxar e se concentrar em um espaço.

O processo de fotossíntese nas plantas

A fotossíntese é o processo que produz moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas, utilizando a luz do sol.

Elas retiram do solo a água e os minerais que necessitam, através da seiva da planta são distribuídos em toda a sua extensão. Elas absorvem a luz do sol, através da clorofila (material verde das plantas), que capta a radiação solar e juntas transformam outros nutrientes em glicose. Este é o alimento da planta. Tudo o que não for usado é armazenado nas raízes, caule e sementes em forma de amido.

É na verdade uma reação fotoquímica (usa energia solar) ocorre a transformação da energia solar em energia química.

Esse processo chama-se fotossíntese: é realizado pelas plantas de folhas verdes para ocorrem a produção de energia necessária para elas se manterem vivas.

porque plantas dentro de casa é bom 1
porque plantas dentro de casa é bom 1

Porque ter plantas dentro de casa é bom

A partir desse processo, a  reação que ocorre faz com que sejam absorvidos do ambiente gas carbônico e ele ao entrae em contato com a  agua das plantas, produzindo carboidratos (glicose) e liberando para o ar o oxigênio (O2), como um subproduto. Esse é o motivo primordial de ter plantas verdes em casa.

O corpo humano necessita de oxigênio para sua sobrevivência. Em uma casa com plantas verdes, elas purificam ainda mais o ar.

Então, quando você está cuidando de suas plantas, você não está apenas fornecendo a elas um lugar para viver – você está ajudando-as a produzir comida para elas mesmas e oxigênio para nós respirarmos!

Como funcionam a fixação de nitrogênio?

 As plantas produzem oxigênio durante a fotossíntese, um processo que requer energia luminosa, água e dióxido de carbono. As plantas também convertem o nitrogênio do ar em uma forma de nitrogênio que podem usar para produzir proteínas. Existem duas maneiras pelas quais as plantas podem fixar nitrogênio: com e sem a bactéria Rhizobia.

Ainda nas plantas é possível a fixação do nitrogênio atmosférico. A maioria dos seres vivos não conseguem utilizar o nitrogênio na forma como se apresentam na natureza N2. Eles precisam ser quebrados por reações químicas para que possam ser utilizados na síntese de inúmeros nutrientes, como a proteína.

Existem algumas bactérias que são capazes de metabolizar esse composto, armazenando o N2 em suas moléculas, processo chamado de fixação de nitrogênio. As cinaobactérias e as Rhizobia, bactérias que normalmente convivem em simbiose com as raízes das plantas fazem a fixação.

Assim existe o benefício para as bactérias, que ficam protegidas, e para as plantas que podem usar o nitrogênio em seu processo de crescimento e desenvolvimento.

Veja mais em Jardim