Pular para o conteúdo

Como plantar suculentas

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar suculentas

Como plantar suculentas não é difícil, mas requer cuidados específicos para que elas cresçam saudáveis. As suculentas se tornaram plantas muito populares nos últimos anos, especialmente por causa de seu estilo de crescimento.

como plantar suculentas
como plantar suculentas

A maioria das suculentas requer pouca água, mas devem ser regadas regularmente quando estão na fase de crescimento. Também é importante que elas recebam sol direto por pelo menos algumas horas por dia.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar suculentas

Na realidade o plantio é sempre a partir de outra planta, embora existam sementes de diversos tipos de suculentas em lojas especializadas.

Uma folha que cai de uma planta mãe, mas está saudável, pode ser a muda para iniciar outra planta. Bem afundada em terra fértil, local arejado e umidade adequada ela cria raiz e começa a crescer.

O importante no plantio de suculentas é a terra ser leve, com excelente drenagem, pois a água retida nas raízes, mata a planta toda.

Pode ser plantada em vasos plásticos e fazer um de cada tipo, ou mesmo escolher um vaso decorativo que elas vão sempre crescer, desde que respeitada a boa drenagem.

É comum usar vasos com furos grandes no fundo e colocar um tecido, manta ou mesmo TNT para segurar a terra, antes de iniciar a tarefa de plantar.

O plantio da muda ou das sementes deve ser sempre central, porque a suculenta se distribui pelas laterais do vaso enquanto crescem.

Plante acima da borda do vaso

É comum o erro de afundar a suculenta na terra dentro do vaso. As plantas devem ficar acima do vaso, ou seja o vaso todo cheio de terra e a planta acima dela. Somente as raízes fixadas no vaso e na terra de forma bem firme para a suculenta não tombar. O resto da planta fica para cima do vaso.

como plantar suculentas 1
como plantar suculentas 1

Tranplante ou poda

As suculentas podem ser transplantadas para outros vasos quando estão crescendo lentamente ou se tornaram muito grandes para o vaso original. Deve-se tomar cuidado para não danificar as raízes ao transplantá-las.

A maioria das suculentas não precisa de fertilizante, mas algumas podem ser fertilizadas uma ou duas vezes por ano. O tipo de fertilizante deve ser escolhido de acordo com o tipo de suculenta.

As suculentas podem ser usadas para decorar um ambiente interno ou externo. Elas podem ser cultivadas em vasos, jardineiras, canteiros, etc.

Apesar de serem resistentes, as suculentas podem ser atingidas por pragas, como pulgões, cochonilhas e ácaros. Esses insetos podem ser controlados com inseticidas específicos para suculentas.

É importante lembrar que as suculentas precisam de luz, água e sol para crescer saudáveis.

Quando são cultivadas de forma correta, as suculentas podem durar vários anos.

Veja mais sobre Jardim