Pular para o conteúdo

Echeveria lilacina como cuidar e plantar

Echeveria lilacina como cuidar e plantar 

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A echeveria lilacina é uma planta ornamental de belo aspecto, que pode ser utilizada para decorar jardins, varandas e ambientes internos.

Ainda que todas as suculentas sejam muito parecidas, essa planta suculenta pertencente ao gênero Echeveria, dentro da família botânica Crassulaceae, é única, em formato e beleza.

lilacina
lilacina

A planta adulta parece uma rosa de pedra. Suas folhas suculentas e achatadas, que lembram pétalas formadas a partir do centro da ramagem.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

E a folha se destaca por conta das pontas das folhas: delicadas  e finas, parecendo ter sido feitas pelas mãos e bicos de um confeiteiro.

Ela é originária do México, onde é comumente encontrada em pedras e rochas.

A Echeveria lilacina é uma planta de porte baixo, com cerca de cm de altura, e apresenta folhas verde-claras, pontiagudas e recurvas. Suas flores são pequenas, roxas e avermelhadas, e surgem na primavera e no verão.

Ela é uma planta de fácil cultivo que se adapta bem a diversos tipos de solos, mas prefere solos arenosos e bem drenados. Pode ser plantada diretamente no solo, ou em vasos e jardineiras.

Para cultivar a Echeveria lilacina, é preciso fornecer pouca água durante o inverno e intensificar a rega (irrigação) durante o verão. Também é importante fornecer uma boa quantidade de adubo, especialmente nos meses de outono e inverno.

lilacina4
lilacina4

A echeveria lilacina é uma planta de fácil reprodução por estaquia ou divisão de touceiras.

A aparência de suas folhas é de aspecto nacarada ou perolada, porém fosca. Parece ter uma fina plumagem nas folhas, e isso se deve ao efeito da deposição de pruína (cera natural ou o protetor solas das suculentas)  sobre as folhas.

Para manter esse efeito é importante manusear a planta o mínimo possível, e evitar tocar nas folhas, pois elas não gostam. Além disso, deixaremos marcadas suas folhas.

A rega é sempre perto da terra, nunca nas suas folhas.

Leia mais sobre Agro Jardim