Pular para o conteúdo

Como plantar alecrim

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar alecrim

Como plantar o alecrim: você precisa definir se vai fazer o plantio por sementes ou mudas. Com sementes não tem segredo é jogá-las em terra fertilizada e de boa drenagem e esperar a germinação. Já por mudas, o processo requer paciência, pois muitas vezes até consegue produzir a muda, mas no plantio ela não vai para frente.

como plantar alecrim
como plantar alecrim

Alecrim é uma planta muito popular e querida. Possui uma vasta utilidade, seja como planta medicinal, em culinária, dando sabor a drinks entre outros.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Não bastasse tudo isso o alecrim possui diversos benefícios para a saúde. Os principais estão relacionados à sua ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e digestiva. Além disso, a planta é utilizada para tratar diversos problemas de saúde, como dores de cabeça, ansiedade, estresse e insônia.

Alecrim é uma planta fácil de ser cultivada, mantendo os cuidados básicos.

Como plantar alecrim

Vamos passar os passos para criar as mudas. Ele enraíza facilmente.

1) Tipo de muda por galhos de outra planta

– Separe de uma planta  adulta um galho que varie de 15 a 20 centímetros. É importante que ele seja lenhoso e que tenha nas pontas folhas verdes frescas.

– Retire as folhas da parte de baixo do galho por 6 cm e então com um o auxílio de uma faca desbaste o galho nos últimos 3 cm. Esta parte será, então, enterrada na terra. Aperte bem a terra ao redor do galho. Esse plantio pode ocorrer na terra diretamente ou em uma vaso. O processo é o mesmo.

– Não deixe o vaso em sol direto, até que ele forma raízes. Mantenha a rega, sem encharcar a muda. O alecrim gosta de solos secos, mas para a muda é importante a umidade.

2) Muda por estaquia na água

O processo é o mesmo da estaquia na terra, como vimos acima, mas ao invés de plantar, você vai mergulhar o galho num recipiente com 2 cm de aguá no fundo que cubra entre 2 ou 3 cm do galho.

Plantando as mudas de alecrim

Já com a semente ou a muda pronta, prepare o vaso. O  indicado é um vaso de 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. Para quem é iniciante na jardinagem usar a muda é melhor.

Para plantar alecrim, você irá precisar de:

– Vaso

– Substrato para plantas;

– Adubo;

– Uma muda ou sementes

como plantar alecrim 1
como plantar alecrim 1

– Prepare o vaso com pedregulhos no fundo, e coloque a mistura de substrato e adubo até faltar 2 cm para encher o vaso. A terra ou solo deve ser leve e dar boa drenagem. Faça um buraco de 3 com e enterre a muda. No caso das sementes polvilhe sobre elas sobre a terra no vaso e cubra com fina camada de terra. Podem demorar até 1 mês para germinarem.

Já com as mudas, em 90 dias já é possível ter a planta bem desenvolvida, e começar a usar como preferir. Lembrando, sempre que for tirar um pedaço, retire próximo ao caule central, para estimular o crescimento.

Cuidados na manutenção do alecrim

Luminosidade: a planta precisa de luz. Um pouco do dia deverá ficar exposta a luz direta do sol.

Regas: Deve ser pouca, sem exageros. A planta não é adepta de excesso de umidade. Regar 2 ou 3 vezes por semana.

Poda: deve demorar a ser necessária a poda. Mas faça quando perceber que as folhas ou galhos começam a escurecer.

Adubo: o adubo deve ser feito ao menos a cada 2 meses para a planta ficar forte e viçosa.

Características da planta

A planta de alecrim possui folhas verdes e estreitas. Seu aroma é bem característico, e é utilizado para aromatizar diversos tipos de comidas. A planta cresce bastante, podendo atingir até 1 metro de altura.

Veja mais sobre Agronegócios