Pular para o conteúdo

Como plantar maçã

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar maçã

Como plantar maçã, essa fruta tão querida e amada por nós brasileiros. Muito usada na forma in natura, também é ingredientes de diversos pratos agridoces da culinária, de doces em confeitaria, sucos, vitaminas entre outros.

como plantar maçã
como plantar maçã

A maçã é uma fruta rica em nutrientes, com elevado teor de vitamina C e antioxidantes. Os benefícios da maçã para a saúde são diversos, pois ela auxilia no controle do colesterol, da diabetes e da obesidade. Além disso, a maçã é uma fruta versátil, podendo ser consumida in natura, em sucos, em vitaminas, em compotas ou em qualquer outra preparação culinária.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A macieira é uma árvore de clima temperado, que necessita de solos férteis e bem drenados, especialmente nos primeiros anos de vida.

É uma árvore de grande porte, que pode atingir até 10 metros de altura. Se for cultivada em uma propriedade rural, é importante reservar um espaço adequado para sua plantação. A maçã produz frutos de cor vermelha ou amarela, e o seu sabor é característico.

Como plantar maçã

Apesar de atualmente observarmos maças plantadas em vasos, a macieira é uma árvore de grande porte, e por característica deve ser plantada no chão.

Seu plantio em vaso é mais ornamental do que para venda ou mesmo consumo. A restrição de espaço produz frutos bem pequenos. Mas se quer ter um vaso, escolha um bem grande,para que a planta tenha sustentação.

Outra grande dificuldade do plantio da maçã é a obtenção de mudas. Pode-se coletar as sementes e fazer todo o processo de germinação, mas leva em torno de 5 anos para esta planta originária das sementes dar frutos.

Processos de enxertia ou estaquia também podem ser utilizados, mas na experiência dos produtores, eles não costumam ser efetivos na produção de frutos.

como plantar maçã 1
como plantar maçã 1

Para que se tenha a macieira de forma rápida e prática, recomenda-se a compra de mudas já desenvolvidas, em lojas de plantas ou viveiros. Aí sim terá garantia da produção de frutos.

Quando plantar: o plano ideal é fazer o plantio de junho a agosto.

Características do solo: deve ser argiloso ou arenoso, com boa drenagem e que seja bem rico em matéria orgânica.

Incidência solar: como é árvore, a macieira fica be quando exposta ao sol, o que deve ser proporcionado ao menos por 6 horas no dia.

Irrigação: a ávore depende de irrigação constante. O Bom desenvolvimento de seus frutos é dependente de água. Assim a árvore consome muita água. Em regiões mais secas o plantio é feito usando sistema de irrigação, para manter o fornecimento constante de água, porém sem encharcamentos.

Colheita

Cada espécie tem sua característica própria, mas de forma geral, a colheita da fruta pode ser iniciada até 120 dias após a floração da árvore. Cada maça tem um período de colheita diferente, no texto sobre tipos de maçã a gente detalhou mais a respeito.

Podas: existem 3 tipos de podas

– podas de formação: nos primeiros três anos deve fazer podas que ajustem a árvore. Isso aumenta a produtividade

– podas de contenção: para limitar a altura da árvore, para manter em no máximo 4 metros, que é o ideal para colher e ter bons frutos.

– podas de manutenção: são indicadas para manter a forma da árvore, retirar galhos e folhas secas.

Veja mais sobre Agronegócios