Pular para o conteúdo

Como plantar feijão

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar feijão

Como plantar feijão para a maioria já foi experiência de ciências na escola. Mas essa prática pode gerar as mudas para se iniciar uma produção em maior escala da leguminosa.

como plantar feijao
como plantar feijao

Agricultores plantam feijão de forma contínua para gerarem renda. Seja em ampla escala, ou apenas para agricultura familiar, o feijão tem cultivo importante por fazer parte da alimentação diária dos brasileiros.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Ele é cultivado no continente desde a antiguidade, e é uma semente popular para consumo como alimento, no mundo todo.

Conhecendo as espécies

Há muitas espécies plantadas aqui no brasil: feijão-preto, feijão-carioca, feijão-branco, feijão-jalo, feijão-rajado, feijão-vermelho e feijão-rosinh. O consumo normalmente difere nas regiões do país. Por exemplo:  em São Paulo o feijão cariocaé o mais popular, e o preto é usado para preparo de feijoada. No Rio de janeiro o feijão preto tem uso diário, e assim por diante.

A cultura do feijão passa por sazonalidade, sendo influenciada pelo clima e temperaturas no país inteiro nas regiões onde é cultivado.

O plantio pode ser feito do grão já diretamente no solo, no canteiro reservado para ele. Aqui requer maior cuidado do produtor, mas também costumam germinar como no algodão e formar as mudas.

Como plantar feijão

Pode ser plantado através de sementes comercializadas por produtores ou lojas especializadas e o plantio delas será diretamente na terra, nas condições definitivas para o desenvolvimento da planta adulta.

Ou por mudas, feitas do próprio grão. Tudo depende do tamanho que se pretende para a cultura do grão, bem como sua finalidade: para consumo próprio ou comércio.

como plantar feijao 1
como plantar feijao 1

– Semeie as sementes diretamente no local final a uma profundidade de 3 cm a 7 cm (3 ou 4 cm em solos pesados, mais profundo em solos mais leves). A germinação geralmente leva duas semanas.

O espaçamento dirá em torno de 40 a 60 centímetros entre um e outro caneiro e de 7 a 10 centímetros entre plantas.

Clima: as temperaturas devem estar entre 15°C e 30°C durante todo o ciclo de crescimento da planta, idealmente entre 18°C ​​e 25°C. Os feijões não são resistentes à geada e às baixas temperaturas.

Luminosidade: a plantação precisa de luz solar direta. No entanto o produtor em áreas de muita irradiação solar pode usar ao lado cultivo de plantas altas como o milho e a cana, para sombrear o canteiro do feijão uma parte do dia.

Solo: cultive em solo de boa drenagem, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5.

Essas plantas podem formar uma relação simbiótica com bactérias chamadas rizóbios que fixam o nitrogênio no solo e beneficiar as raizes da leguminosa.

Irrigação: Irrigue de forma que mantenha o solo úmido, mas não encharcado. A planta de feijão precisa de água para se desenvolver. Regue o local sempre que o solo estiver seco.

Tratos: no canteiro podem ocorrer plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes, especialmente no primeiro mês de cultivo.

Colheita do feijão

A colheita geralmente ocorre de 80 a 100 dias após a germinação.

O feijão deve ser colhido quando as vagens estiverem com cerca de 2 cm de diâmetro. As vagens secas podem ser colhidas à mão em plantações muito pequenas. Em plantações maiores, a colheita ocorre quando cerca de 90% das vagens estão secas, cortando ou puxando as plantas manualmente ou usando máquinas especializadas. Também é possível colher cedo quando as vagens ficam amarelas e deixar as plantas cortadas ou colhidas secarem completamente ao sol.

Cuidados com o feijão

É necessário adubo orgânico para o bom desenvolvimento da planta.

A planta de feijão pode ser atacada por fungos e ocorre a podridão do caule, a podridão parda e a cercosporiose. Utilize um fungicida para prevenir estes problemas.

A planta de feijão é altamente resistente a pragas, como besouros, cupins e traças. No entanto, pode ser atacada por alguns insetos, como o percevejo e o trips. Utilize um inseticida para prevenir estes problemas.

 

Veja mais sobre Agronegócios