Pular para o conteúdo

Como plantar batata doce

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar batata doce

Como plantar a batata doce é trabalho fácil, pois a planta tem muita facilidade para criar brotos e desenvolver. O cultivo de batata doce é bastante simples e pode ser feito por qualquer pessoa. É uma ótima opção para quem quer ter uma horta em casa.

como plantar batata doce
como plantar batata doce

A batata doce é uma planta do tipo tubérculo, como mandioca, inhame, batata. É originária das regiões tropicais da América do Sul, mais especificamente na Cordilheira dos Andes, onde era cultivada e usada na alimentação muito antes da chegada dos portugueses.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A batata doce é um tubérculo carnudo, pode ser de cor avermelhada, branca, amarela ou roxa. Possui um sabor adocicado. Pode ser consumida cozida, assada, em caldos ou sucos. Também é utilizada na fabricação de doces, chocolates, bolos e outros tipos de confeitos.

Existem 2 formar de plantar a batata doce: por ramas ou através do próprio tubérculo.

Como plantar batata doce

A batata doce se adapta bem em todo tipo de solo. O cuidado é não ter pedras, nem estar em lugar de chuvas vastas que encharquem excessivamente a terra.

O solo ideal deve ter boa drenagem, e ser preparado com muita matéria orgânica, tipo húmus de minhoca.

A batata doce aceita o plantio em vasos, mas eles devem ser fundos, ao menos 35 cm, e largos no diâmetro.

São plantas bem resistentes e crescem muito. Além do tubérculo suas folhas e mudas também podem ser consumidos.

O plantio da batata docê pode ser por sementes, ramas de uma planta adulta ou o próprio tubérculo.

Plantio por ramas

No plantio por ramas, elas são retiradas de plantas adultas. Esse sistema é o mais comum. Mas só serve para quem já tem a batata doce plantada.

As ramas devem ter de 8 a 10 entrenós, sendo que cada um deles tem uma folha. Então será um ramo com 10 folhas grandes. Plante em um local com terra, retire as folhas mas com cuidado para deixar os nós e afunde metade da rama. Elas enraízam facilmente na terra.

Plantio por batatas

Quando não se tem a planta mãe, use uma batata doce que possua brotos nascendo. Aqueles pequenos nozinhos que surgem quando a gente demora para usar em casa. Detalhes: eles devem estar verdinhos. Afunde a batata na terra cerca de 5 cm e cubra com terra.

como plantar batata doce 1
como plantar batata doce 1

A planta da batata doce pode atingir até dois metros de altura, mas geralmente é cultivada em tamanhos menores. Tem folhas verde-escuras e flores brancas, do tipo margarida.

Cuidados com o plantio

– O clima ideal para o cultivo de batata doce é o tropical, mas ela se adapta bem a outros tipos de clima, desde que o solo tenha umidade moderada e sol abundante.

– A melhor época para plantar batata doce é o início do verão, mas ela pode ser cultivada durante todo o ano.

– No caso de plantios em vasos, deve ser fertilizada e adubada com fequencia.

– A geminação da batata pode demorar até 10 dias. A partir de então faça regas diárias, mas controladas.

– Não são resitentes ao frio. No inverno as plantações precisam ser protegidas por estufas.

Colheita da batata doce

A batata doce normalmente está pronta ara colheita 100 dias após seu plantio. Os tubérculos devem ser colhidos quando estiverem com a casca brilhante e sem marcas.

Se for para cultivo pessoal, colha somente o que vai usar. Ele é uma planta perene, então sempre poderá ter novas batatas.

Já para uso comercial a colheita deve ser total, mantendo as ramas mãe para produzir novos lotes.

Benefícios nutricionais

A batata doce é uma planta que apresenta inúmeros benefícios para a saúde. É rica em fibras, fonte de vitamina A , B e C,  além de nutrientes como  ferro, cálcio, zinco.  É um alimento que apesar de calórico,  possui baixo índice glicêmico. É altamente energético , fornecendo  boa dose de energia para o organismo.

Também é utilizada na medicina natural para tratar várias doenças por ter propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento da artitre, ajuda no tônus vascular e pressão arterial.

 

Veja mais sobre Agronegócios