Pular para o conteúdo

Hortênsias saiba como plantar e cuidar

Hortênsias saiba como plantar e cuidar

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As Hortênsias  saiba como cuidar e plantar essas plantas tão lindas. Elas são uma boa escolha para quem quer ter uma planta bonita e fácil de cuidar em casa. Elas podem ser plantadas tanto em vasos quanto no jardim, e geralmente não requerem muitos cuidados.

Você pode encontrar  hortências de diversas cores e tamanhos. Geralmente, elas florescem durante o verão e o outono.

hortensias
hortensias

Para plantar hortências, é preciso escolher um local com sol pleno da manhã  ou meia-sombra e sombra à tarde. Na hora do calor, é importante as flores ficarem resguardadas do sol para não se queimarem. Sem a luz solar, dificilmente elas darão flor.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O solo deve ser fértil, mas bem drenado. As hortênsias são arbustos que devem ser cultivados em solos ácidos e ricos em matéria orgânica. Use sempre substrato especial  para plantas acidófilas, nos centros de jardinagem.

A época ideal para plantar hortências é o início da primavera. Você pode usar um vaso ou um canteiro no jardim.

Para cuidar das hortências, é importante regá-las diariamente, especialmente nos dias quentes. A rega deve ser frequente, principalmente enquanto está em floração, de modo a manter a terra sempre úmida, mas sem encharcar.

Você também deve aplicar adubo todos os meses, com as fertilizações regulares e  adubos específicos, para  conseguir manter plantas viçosas e floridas. Se o ph do solo for alterado as flores sofreram desgaste.

hortensias3
hortensias3

As hortências podem ser podadas para manter a forma da planta. A época certa para isso é o outono. No verão, elimine as flores secas e se elas se apresentarem lenhosas e densas recorra a uma poda mais drástica, sacrificando a floração do ano seguinte.

Elas também podem ser transplantadas para um novo local, desde que o solo seja adequado. Multiplicar esta planta é um processo muito simples, basta cortar um raminho do crescimento do último ano deixando apenas um par de folhas, mergulhar a base num pó de enraizamento e envasar com um pouco de substrato. Após um mês, a sua estaca já terá raízes suficientes para plantar no seu jardim.

Se as suas hortênsias têm tendência a perder a cor azul e a ficarem roxas, deve utilizar produtos que acidifiquem o solo à base de sulfato de alumínio.

Se elas são rosa e ficam esbranquiçadas ou azuladas, deve usar um adubo no solo que promova a intensificação da cor rosa (sulfato de cálcio com ferro).

Leia mais sobre Agro Jardim

Gostou do post? Comente e compartilhe!