Pular para o conteúdo

Como plantar maracujá

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar maracujá

Como plantar o maracujá, essa fruta versátil, que é extremamente útil na culinária e com propriedades medicinais.

como plantar maracujá

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O maracujá tem sabor ácido e bem característico, impossível confundi-lo com outra fruta. Seu pé tem flores lindas e exala o cheiro no ambiente, trazem beleza para qualquer jardim.

A planta se adapta muito bem para plantio em vasos. Mas o mais comum é diretamente na terra. É de cultivo e dá bons resultados.

Como plantar maracujá

O maracujá é típico de climas tropicais, precisa de luz direta do sol, ao menos em parte do dia.

A temperatura da região onde se planta deve ser de no mínimo 20°C, entende-se que não gosta de frio. De preferência temperaturas moderadas em torno de  25°C são ideais para seu bom desenvolvimento.

O excesso de umidade na terra prejudica as sementes inicialmente e depois as raízes, então o solo deve ter boa drenagem e as regas deverão ser cuidadosas.

O maracujazeiro indica se está em um bom local ou não. Caso não produza frutos, é preocupante. O pé produz frutos o ano todo, se não tiver essa condição em seu cultivo, necessita mudança de local e das condições de temperatura e umidade, muitas vezes até estufa.

Em vasos, os cuidados são os mesmos. Solo com boa drenagem, vaso de no mínimo 50 litros, luz do sol e rega controlada.

Produzindo sementes do maracujá

Existem três possibilidades para o plantio do pé de maracujá:

– Sementes: use uma fruta madura e fresca, retire as sementes e lave bem. Deixe secar por uns dias e estarão prontas para o plantio.

No vaso faça sulcos na terra e distribua algumas sementes separadas umas das outras. Na terra, use os sulcos e plante da mesma forma. Após isso cubra com fina camada de terra e regue com pouca água. Só volte a regas se a terra secar.

As sementes germinam de 15 a 20 dias. Em plantios no solo, elas terão que ser transplantadas quando atingirem 25 cm.

Estaquia de galho: retire um galho que tenha ao menos 3 gomos de um pé adulto de maracujá. Corte o galho rente ao ultimo gomo. Afunde 1 cm do galho em um vaso ou na terra e coloque uma madeira para dar prumo ao galho. Em torno de 2 semanas criam raízes.

Cuidado com plantio

As raízes de algumas plantas concorrem com outras e uma delas pode perder nutrientes. Para evitar isso garanta que o pé de maracujá estará distante de outros pelo menos 40 cm.

Solo e rega: precisa de um solo bem adubado, com boa drenagem e bem leve. Além disso, sem umidade.  Regue apenas se o solo estiver seco, sem encharcar.

como plantar maracujá 1
como plantar maracujá 1

Fertilização: use sempre fertilizantes orgânicos, colocando o produto ao redor do pé.

Podas: deve ser feita para garantir que a planta toda receba luz solar. Galhos mais baixos podem ser podados  para dar força planta. Porém pode antes do pé florescer. Depois será prejudicial.

Arrimo: a planta é uma trepadeira, então precisa de arrimo e orientadores para seu desenvolvimento. Pode ser feitas estacas de até 2 m de altura. Nos vasos também esse procedimento é necessário para dar rumo ao crescimento.

Pragas e doenças: são frequentemente atacados por pulgões.Use produtos recomendados para esse caso.

Colheita

O indicador de que chegou a hora de colher são os frutos ficarem amarelos no pé. Se houver incidência de frutos no chão, antesde recolher esses termine de tirar do pé os que estão amarelos, cortando cerca de 2 a 3 cm acima do fruto, deixando parte do caule. Isso permitirá um bom aproveitamento da produção e se houver necessidade de transporte, não irão sofrer perda.

Veja mais sobre Agronegócios