Pular para o conteúdo

Como plantar bananeira

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar bananeira

Como plantar bananeira, árvore que dá a banana, fruta muito popular e nutritiva pois é rica em vitaminas e muitos nutrientes como o potássio. Também contém pouco sódio e nenhum colesterol.

como plantar bananeira
como plantar bananeira

Em 2019 foi divulgado que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As bananeiras são fáceis de cultivar e cuidar, mas antes o ideal é escolher  o tipo de banana que você deseja plantar – existem diversos tipos de bananas.

Mas comuns para venda ao consumidor a banana prata, nanica e pacovan, são as que produzem cachos e frutos maiores, se comparadas com as outras variedades.

Já a banana-maçã é menos produtivas em volume de cachos, mas seus frutos tem alto valor comercial, sabor diferente e boa digestibilidade. Ainda pode-se considerar razoável o cultivo da banana da terra e da banana figo.

Como plantar bananeira

As bananas são uma cultura de clima quente que pode ser plantada na maioria das regiões, desde que sejam observadas as questões de irrigação em locais de clima seco.

como plantar bananeira 1
como plantar bananeira 1

Eles exigem uma quantidade razoável de luz solar. As bananas crescem bem em uma ampla variedade de solos, mas preferem solos úmidos e bem drenados, rico em matéria orgânica, úmidos mas sem encharcamento.

As bananas podem ser plantadas a da própria árvore, por mudas. Elas não possuem sementes.

Há quatro tipos de mudas, mas a feita com rizoma ou batata da bananeira (tiradas de plantas adultas que ainda não produziram cachos) esse é o tipo mais utilizado:

– Usando um faca, alcance a batata da bananeira baixo do caule, retirando as raízes e a terra. Já com tudo limpo, veja se a batata está íntegra, faça uma cova de 3 a 4 palmos na terra e afunde a batata. Se for plantar mais de uma respeite a distância de 5 metros entre cada uma. Amasse bem com os pés o local do plantio para firmar a muda.

Depois do plantio, regue as mudas pelo menos 3 vezes por  semana. E cuide de repetir isso durante toso o cultivo.

Colheita

A colheita do fruto pode levar até um ano. Eles formarão cachos abaixo das folhagens e para retirá-los deve ter cuidado para não ferir a planta, Nesse local pode ocorrer contaminação. Não bata ou empilhe os cachos de banana, pois elas escurecem.

Veja sobre Agronegócios