Pular para o conteúdo

Como plantar mamão

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar mamão

Como plantar mamão, que é uma fruta deliciosa, cheia de nutrientes para nosso corpo e utilidades em nossa vida. O Brasil é listado como um grande produtor mundial da fruta. E é também um grande consumidor.

como plantar mamão 1
como plantar mamão 1

O mamão é utilizado em várias receitas na culinária, e muito usado em sucos, smoothies, vitaminas.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O mamoeiro pode ser plantado em um pequeno pedaço de chão, e já garante bons frutos para uso doméstico. Já para uso comercial, as lavouras de mamão são bem trabalhadas e verificadas devido às doenças que podem dar no fruto.

O mamão é fruta de clima quente, necessita umidade para evoluir bem. Portanto, é melhor cultivá-lo em regiões do Brasil onde o clima é tropical ou subtropical.

A árvore do mamão pode atingir até 8 metros de altura. As folhas são grandes, ovadas e verdes. As flores são brancas e a fruta, quando madura, é grande, esbranquiçada e possui um sabor levemente acidulado.

O solo ideal para o mamão é úmido, enriquecido com matéria orgânica e bem drenado. Além disso, é importante que o local onde você pretende plantar o mamão seja ensolarado.

Conhecendo tipos de mamão

É importante saber que o mamoeiro tem sexo. Machos, fêmeas e hermafroditas.

Como são plantador por sementes, somente quando tem cerca de 60 cm dá para saber de que tipo são. O macho precisa soltar o seu pólen na fêmea para que ela seja fecundada. Embora todas os tipos forneçam frutos, o mamão comercial é originário de fêmeas ou das hermafroditas.

Em grandes plantações estabelecem 1pé de mamão macho para cada 10 pés de mamão fêmea.

As flores da planta é que fazem o produtor saber o tipo de mamoeiro de pé tem em suas mãos. No macho existe pendão cumprido com 10  estames (local onde fica o pólen). Ainda no macho, existem os pistilos (órgãos sexuais femininos), mas são atrofiados. Nas fêmeas as florem têm pendões curtos, existem os pistilos que funcionam, mas faltam os estames. Elas necessitam de pólen de planta macho ou hermafrodita para serem fecundadas.

É possível adquirir sementes apenas de mamoeiras fêmeas nas lojas. Isso é bom de ser verificado, ou terá que se atentar para a fecundação de suas plantas, assim que florescerem.

Como plantar mamão

Defina o local do plantio diretamente no solo. Elas também podem ser plantadas em vasos, mas terão que ser bem grandes.

– Disponha as sementes em buracos de 1,5 cm de profundidade. Deixe uma distância entre uma e outra de 5 cm.

– Tenha em seu cultivo plantas machos e fêmeas, para produzir frutos.

– O espaço entre um pe e outro deve ser de 1,80 m a 2,50 m

– Adube seu pé de mamão ao menos a cada 2 meses

– O solo deve estar sempre úmido, então irrigue pelo menos duas vezes ao dia.

como plantar mamão
como plantar mamão

Cuidados com o plantio

Doenças são comuns nos frutos e na planta. A atenção do produtor deve ser constante. Doenças como as viroses do mosaico do mamoeiro e o vírus da mancha anelar do mamoeiro atacam e deicam as folhas amarelas e enrugadas.

Clima e local:  a região de plantio deve ter a temperatura média entre 22 ºC e 26 ºC. Deixe sua planta em local bem arejado.

O mamoeiro pode ser  plantado  em qualquer época do ano. O único cuidado é a umidade do solo.

Durante os meses de inverno, é importante protegê-la do frio, pois as temperaturas baixas podem danificar a planta.

Colheita

De quatro a seis semanas após a floração já é possível colher alguns frutos.

Veja mais sobre Agronegócios