Pular para o conteúdo

Previsão do tempo para o fim de semana indica chuva e granizo

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

verão, chuva, previsão do tempo,

Foto: Pixabay

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O fim de semana será chuvoso em boa parte do país. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, registros de chuva devem ocorrer em pontos das cinco regiões geográficas brasileiras. Conforme indica a previsão do tempo, os acumulados de água tendem a ocorrer tanto no sábado (22) quanto no domingo (23).

+ Temporal de granizo destrói lavouras de milho em Santa Catarina
+ Milho embaixo d’água: alagamentos destroem lavouras no Paraná

Os próximos dias não serão, contudo, somente de chuva. No Sul e no Sudeste, ela estará acompanhada, por exemplo, de uma massa de ar polar. Além disso, a faixa sudestina irá encarar a passagem de uma nova frente fria, que surgirá em conjunto com um corredor de umidade.

De acordo com a previsão do tempo, o Centro-Oeste e o Norte terão três condições climáticas em comum no decorrer do fim de semana: chuva, risco de queda de granizo e trovoadas. Esse último fenômeno, aliás, também é aguardado para ocorrer sobre determinadas áreas do Nordeste. A região nordestina, contudo, segue a encarar tempo seco em alguns de seus pontos

Previsão do tempo para o fim de semana

chuva acima da média

Foto: Freepik

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para sábado (22) e domingo (23).

Sul

A entrada de uma massa de ar polar polar após a passagem da frente fria deixa o tempo estável em toda a região. As temperaturas caem, mas o frio não é extremo. Todavia, não há previsão de geada. Muitas nuvens ainda se formam entre o sul e o litoral gaúcho e na Região Metropolitana de Curitiba devido à incursão de ventos. Dessa forma, não se descarta a possibilidade de chuva.

O tempo firme e as temperaturas baixas permanecem predominando em grande parte da região Sul. Em toda a costa gaúcha, catarinense e paranaense, a incursão de ventos úmidos do oceano favorecem a formação de nuvens carregadas e, assim, pode garoar e chover fraco a qualquer hora do dia.

Sudeste

Muitas nuvens formam e chove em praticamente toda região devido à passagem da frente fria, em conjunto com um corredor de umidade que vem do Norte. Nesse sentido, os maiores volumes são previstos para a capital fluminense, Triângulo, sudoeste mineiro e litoral paulista. Não se descarta a ocorrência de ventanias e descargas elétricas. Tempo firme no nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo.

Temporais e chuva volumosa no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. A previsão do tempo indica garoa no litoral paulista e na Região Metropolitana de São Paulo. O tempo firme predomina nas demais áreas devido à entrada de uma massa de ar polar, que deixa as temperaturas mais baixas.

Centro-Oeste

Dia marcado por muita chuva e trovoadas em Mato Grosso e centro-sul de Goiás. Além disso, não se descarta a ocorrência de queda isolada de granizo. No norte de Mato Grosso do Sul, a chuva é mais isolada, mas também é acompanhada por descargas elétricas. Por outro lado, a previsão do tempo indica tempo firme e temperaturas mais baixas no sul do estado sul-mato-grossense.

granizo-região-sul

Foto: Stela Boeira

O tempo firme predomina em grande parte de Mato Grosso do Sul devido à entrada de uma massa de ar polar. Algumas nuvens se formam, mas não chove. Já em Mato Grosso, em Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul, chuva a qualquer hora do dia, por vezes volumosa e acompanhada por temporais. E não se descarta, no entanto, queda isolada de granizo.

Nordeste

Sábado com chuva isolada no litoral da Bahia, entre o norte do Maranhão e norte do Piauí e entre o Ceará e Alagoas — isso por causa da incursão de ventos úmidos. Nas demais áreas nordestinas, o tempo seco permanece predominando e as temperaturas são elevadas.

A chuva e o tempo nublado ganham força em toda a região. As pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas ocorrendo no oeste da Bahia e do Piauí. Além disso, chuva mais volumosa no Maranhão e com pancadas isoladas nas demais áreas. Entre o norte da Bahia e o interior da Paraíba, contudo, o tempo seco e firme predomina.

Norte

Chove em toda a região. Os maiores acumulados previstos são no oeste do Amazonas, no Acre, em Roraima e no norte do Pará. No Tocantins, a saber, a chuva é mais isolada. No entanto, a chuva indica pela previsão do tempo para o TO também é acompanhada por trovoadas.

Muita chuva e temporais na região. As pancadas vem acompanhadas, por exemplo, por trovoadas e possível queda isolada de granizo. Além disso, não se descartam picos de intensidade durante a tarde. Chuva mais frequente e volumosa no oeste do Amazonas, no Acre e Rondônia.

_____

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.