Pular para o conteúdo
- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

tempestade Yakecan, ciclone - temporais - temporal - alerta laranja

Foto: Inmet

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre a possibilidade de formação de um ciclone extratropical na tarde desta sexta-feira (21). A previsão do tempo do órgão chama a atenção para a possibilidade de fortes ventos atingindo principalmente a região Sul e a faixa litorânea que se estende até o sudeste do Espírito Santo. A expectativa é de rajadas acima dos 70 quilômetros por hora (km/h). Além disso, há alerta laranja para chuvas intensas.

+ Previsão do tempo para o fim de semana indica chuva, trovoadas e granizo
+ Temporal de granizo destrói lavouras de milho em Santa Catarina

Segundo o Inmet, há previsão de “grandes volumes de chuva, raios e rajadas de vento” sobre o Sul do país e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o instituto, esses eventos climáticos são reflexo das “fortes áreas de instabilidade, formadas entre o Paraguai e o norte da Argentina, que avançam em direção ao Brasil”. Dessa forma, há a possibilidades de se provocar, também, queda de granizo.

“As tempestades podem atingir ainda parte dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás”

“Além dos estados que compõem a região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo serão as áreas mais afetadas, onde também há possibilidade de queda de granizo e ventos de até 70 km/h”, informou o Inmet sobre a previsão do tempo. “As tempestades podem atingir ainda parte dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás”, prosseguiu a equipe do instituto meteorológico, segundo informou a Agência Brasil.

Previsão do tempo: ciclone e alerta laranja para chuvas intensas

pancadas de chuva

Foto: Pixabay

O ciclone, contudo, não é o único fenômeno climático no radar do Inmet. Na manhã desta sexta, o órgão deixa duas faixas no país em alerta laranja por causa de condições adversas. Na primeira, que vai do sudoeste goiano até Rondônia — passando pelo sul, centro e oeste de Mato Grosso — o risco indicado é de chuvas intensas. Por causa da baixa umidade, a área que engloba o oeste baiano e o sul do Piauí é destaque da vez do mapa da previsão do tempo.

Conforme registrado na última semana pelo Canal Rural, o alerta laranja do Inmet serve para sinalizar que determinada área do país corre risco alto de ser impactada por alguma condição climática adversa. “Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Siga os conselhos das autoridades. Prepare-se para tomar uma ação de emergência se necessário.”, informou-se na ocasião.

previsão do tempo - alerta laranja - ciclone - chuvas intensas

Foto: Inmet

_____

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.