Pular para o conteúdo

fatores macroeconômicos continuam roubando a cena

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Pressão de fatores macroeconômicos e fundamentais continuam pressionando as cotações do algodão pelo mundo. Entre tais fatores está a reafirmação do FED quanto a sua determinação em aumentar os juros até que a inflação nos Estados Unidos atinja a meta de 2% ao ano.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (21).

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY 1 – O contrato Dez/22 fechou ontem a 77,40 U$c/lp (-8,72%).

Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 fechou ontem em 74,72 U$c/lp (-1,96%) e o Dez/24 a 72,81 (-0,82%) para a safra 2023/24.

Preços (20/10), o algodão brasileiro estava cotado a 96,25 U$c/lp (-700 pts) para embarque em Nov-Dez/22 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).

Baixistas 1 – Fatores macroeconômicos continuam roubando a cena. Esta semana, por exemplo, o FED reafirmou sua determinação em aumentar os juros até a inflação no país atingir a meta de 2% aa.

Baixistas 2 – Com a perspectiva da continuidade da alta dos juros, o dólar americano deve continuar se fortalecendo e pressionando as commodities.

Baixistas 3 – Aspectos fundamentais do algodão também tem sido um fator importante neste momento, com fiações operando muito abaixo da capacidade nos principais mercados e estoques de produtos acabados se acumulando.

Altistas 1 – A relação de preço algodão x soja e algodão x milho continua piorando para o algodão, indicando perda de área com preços nestes patamares.

Altistas 2 – Na China há sinais de melhora da demanda, com melhoria das margens das fiações e aumento das taxas de operação das indústrias.

Altistas 3 – Também no gigante asiático, após vários meses com preços de algodão importado muito acima da paridade com algodão doméstico, a importação de algodão começa a ser viável.

EUA 1 – A colheita americana de algodão chegou a 37%, segundo último relatório. O avanço pra esta época é maior que o ano passado (27%) e a média dos últimos 5 anos (32%).

EUA 2 – Na esfera geopolítica, os EUA continuam se estranhando com a China. Após restrição à exportação de semicondutores, os EUA pretendem escalar a guerra tecnológica impondo novos controles de exportação de tecnologias avançadas à China.

China 1 – O mundo saberá como a China será administrada nos próximos cindo anos quando os novos líderes do Partido Comunista subirem ao palco no domingo.

China 2 – Saber quem estará com o presidente Xi Jinping, que deve ser reconduzido para o terceiro mandato, é importante para tentar entender os rumos do país.

China 3 – A política de Covid-zero é uma grande bandeira do atual presidente e está tendo cada vez menos apoio popular devido aos enormes transtornos causados, além de perdas econômicas.

China 4 – Falando em Covid, a região de Xinjiang entrou em lockdown rigoroso afetando a colheita, beneficiamento, classificação, armazenamento de algodão neste momento.

Austrália 1 – Os produtores australianos continuam sendo afetados por chuvas excessivas em momento de preparação e início do plantio da safra 2022/23.

Austrália 2 – Por outro lado, as chuvas no país garantiram quantidades suficientes de água armazenada para irrigação de mais uma safra cheia na Austrália.

ABR Log 1 – O protocolo de boas práticas socioambientais que deve ser seguido pelos terminais retro portuários brasileiros está em fase de validação, no Porto de Santos.

ABR Log 2 – O objetivo é melhorar a qualidade das operações para que o algodão chegue ao destino sem avarias, danos físicos e sujo, além de introduzir melhores práticas socioambientias aos terminais.

ABR Log 3 – O terminal da Dinamo, em Santos, foi vistoriado no dia 10 de outubro. Estão planejadas mais três visitas de validação: S. Magalhães & Essemaga (25/nov), Hipercon (27/nov) e Brado Logísitica, em Rondonópolis (08/nov).

BrasilExportações – De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 100,3 mil tons de algodão nas duas primeiras semanas de outubro/22. A média diária de embarque foi 9,8% superior quando comparado com outubro/21.

BrasilBeneficiamento 2021/22 – Até ontem (20/10): BA (91%); GO (97%); MA (53%) MS (89%); MT (86%); MG (90%); SP (100%); PI (93%); PR (100%). Total Brasil: 87% beneficiado.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Boletim Abrapa Algodão 21 de setembro de 2022

Foto: Abrapa

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real