Pular para o conteúdo

Plantas venenosas: 7 espécies para se ter cuidado

Plantas venenosas: 7 espécies para se ter cuidado

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Você sabia que pode ter plantas venenosas em seu jardim? Lindas, coloridas e tóxicas! As plantas venenosas são facilmente encontradas nos jardins brasileiros, e pode ser que o dono nem saiba. Ou seja, estão entre plantas populares e usadas largamente.

Nestas espécies a parte toxica pode variar; o caule, as folhas, as flores, o pólen, porém em qualquer que seja a área há uma alta toxicidade.

Relacionamos, a seguir, as mais comuns entre os brasileiros:

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
  1. Comigo-ninguém-pode

Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. No topo da lista, essa é uma das espécies mais populares nas casas e em apartamentos no Brasil. Mas seu nome já indica que ela não é muito sociável, do tipo: não é flor que se cheire!

Com folhas largas e um belo tom verde-claro com manchas verdes em alguns casos. A espécie é divida entre macho e fêmea, uma peculiaridade adicional. Suas folhas, caule e raiz possuem oxalato de cálcio, uma substância tóxica que tem formato de pequenos cristais.

Plantas venenosas
Plantas venenosas

Quando ingerido o oxalatato causando irritação e inchaço. Se atingir a garganta, a intoxicação por oxalato de cálcio pode causar asfixia, levando até mesmo à morte.

Foi apontada como a planta que mais intoxica para os pets no Brasil. Assim, caso decida ter essa espécie em casa, tome cuidado com suas folhas.

  1. Caládio

O caládio, também conhecido como coração-de-jesus, é uma espécie muito comum em jardins. Com suas belas folhas, largas e coloridas do verde ao vermelho em forma e degradê e dão charme no local onde são plantados. Mas essa folhagem está na lista de plantas venenosas. Nele também tem o oxalato de cálcio, altamente tóxico. Perigosíssimo para pets e crianças pequenas, que na boca.

  1. Espirradeira

A espirradeira, conhecida por oleandro, é oriental porém comum no Brasil. É Árvore baixa, belas flores coloridas em formato de cachos.

Suas folhas são finas e verde-escuras, e seu galhos são pequenos e frágeis. As flores são charmosas, em diferentes tons de vermelho.

Porém, nela todas as partes são tóxicas a oleandrina, se ingerida causa problemas estomacais. Nos casos graves, ataca o coração, causando parada cardíaca. Assim, está entre as árvores mais comuns em nossas ruas, e também a mais tóxica delas.

Bico de papagaio
Bico de papagaio
  1. Bico-de-papagaio

Conhecido por poinsétia ou manhã-de-Páscoa, ela é muito comum em jardins de forma geral, caseiros ou dentro de empresas, para adornar o local. De folhagem verde que vai se tornando vermelha, salta aos olhos. As vezes apresento pequenos botões amarelos, ficando mais atraente ainda.

Sua seiva possui um látex tóxico que, quando entra em contato com a pele, pode causar inflamações. Os sintomas comuns são coceira, irritação e inchaço. Caso seja ingerida, também pode causar enjoos e diarreia. A bico-de-papagaio, entretanto, possui uma toxicidade mais baixa em comparação com as demais.

  1. Copo-de-leite

O copo-de-leite também é uma planta muito venenosa e da mesma forma, muito

Seu nome é originado de sua linda flor branca, que possui um formato de cone e uma delicada haste amarela. O copo-de-leite é comum tanto em vasos, como jardins ou arranjos.

É altamente tóxica, novamente por oxalato de cálcio e, quando ingerida, causa irritação, inchaço e inflamação. Assim, o melhor é deixar a planta longe do alcance de crianças.

copo de leite
copo de leite
  1. Saia-branca

A saia-branca está presente em muitas casas, adornando pportões de entradas, paredes laterais e muros. Existem também em áreas pública. De folhagem verde, tem uma flor linda e frágil da cor branca. Daí vem o seu nome.

Ela representa perigo enorme: tanto as folhas com as flores possuem alcaloides beladonados, substâncias que causam problemas neurológicos e cardíacos e em alguns casos, à mote.

  1. Antúrio

É raro não se encontrar Antúrios em residências, principalmente onde haja idosos. Eles adoram. Muito antiga, muito popular e duradora, a planta é querida. Com as folhas largas e verde-escuras, e as com flores em tons de vermelho com uma haste dourada é muito, mas muito usada nos 4 cantos do país para decoração.

Mas está na lista de plantas venenosas, também por ter o oxalato de cálcio. Mas em quantidades menores, então não representa um perigo tão extremo, apenas requer cuidado no seu manuseio.

Essas plantas venenosas foram listadas por sua popularidade, mas existem muitas outras. Todo o cuidado é pouco!!!

A intensidade da toxidade de cada planta pode variar muito, sendo recomendado na jardinagem sempre o o uso de equipamentos de proteção. Já nos locais onde elas podem estar e você entrar em contato, não se esqueça de lavar bem as mãos, assim que perceber que tocou na planta.

Leia mais sobre Agro Jardim