Pular para o conteúdo

Como plantar e cuidar da impatiens walleriana

Como plantar e cuidar da impatiens walleriana

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

 Como plantar e cuidar da impatiens walleriana, a popular maria-sem-vergonha na jardinagem brasileira. São plantas herbáceas anuais, encontradas naturalmente em florestas úmidas.

Apesar de ser nativa da África, as impatiens walleriana são amplamente cultivadas em todo o mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, devido às suas características e propriedades.

impatiens walleriana
impatiens walleriana

São facilmente reconhecidas por seu caule suculento e folhas verde-escuras com pecíolo levemente serrilhadas, e por suas flores grandes, de cor rosa ou branca, que duram pouco tempo.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Flores nas pontas dos ramos, solitárias, vistosas e com a característica de ter um apêndice tipo espora.

Seus frutos ovais quando maduros abrem-se ao toque, lançando as sementes longe. Pode ser cultivada no país todo, é tolerante ao frio e ao calor.

impatiens walleriana1
impatiens walleriana1

A planta por si só dura alguns anos, folhas tem vida curta.

Apesar de ser muito fácil de cultivar, é importante seguir algumas orientações para que as impatiens walleriana prosperem e floresçam abundante.

Para plantar impatiens walleriana, é necessário um local ensolarado, mas com alguma proteção do sol direto nas horas mais quentes do dia. O solo deve ser úmido, mas bem drenável.

Durante o inverno, é importante proteger as impatiens walleriana de geadas, cobrindo-as com um plástico ou mantendo-as protegidas em um local aquecido.

Para cultivar impatiens walleriana, é necessário regá-las frequentemente, mas evitar encharcá-las. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca enlameado.

As populares maria-sem-vegonha preferem solos ricos em matéria orgânica. É aconselhável adubar o solo com um composto orgânico uma vez por ano.

Em geral elas são sensíveis às doenças, especialmente às ferrugens. É importante observar as plantas regularmente, e respeitar os prazos de intervalo entre as aplicações de agrotóxicos, para evitar o seu aparecimento.

As flores das impatiens walleriana são muito utilizadas em arranjos florais. Além disso, as folhas podem ser utilizadas na preparação de chás, que possuem propriedades relaxantes. Para todo tipo de jardim, como opção de cobertura vegetal em lugar do gramado, para acabamento de canteiros e como opção para ornamentar maciços somente de plantas verdes.

Faz um belo efeito quando plantado em vasos de pequena altura, mas de boca larga, usado como pendente ou para complementar conjuntos de plantas em vasos se não desejar usar cascas ou pedriscos.

Leia mais sobre Agro Jardim

Gostou do post?

Deixe seus comentários!