Descubra a Rhipsalis baccifera
Rhipsalis baccifera é um tipo diferente de cacto que chama a atenção por suas propriedades físicas e atraem a curiosidade dos leigos. Aqueles que amam jardinagem gostam e de aprender, podem cultivá-la.
Descubra a Rhipsalis baccifera
Ripsalis e Cacto macarrão são alguns nomes populares para ela. É nativa principalmente nos territórios das Américas, da Argentina à Flórida, mas também existem algumas nativas da África, Oceania e Ásia.
É perene e pode crescer muitos metros. Mas em vasos elas costumam atingir cerca de 2 metros. Tem crescimento vigoroso e vistoso e flores pequenas que florescem do final do inverno ao final do verão.
Ao contrário da maioria dos cactos, a Ripsalia não gosta da secura do deserto. O melhor para ela é o solo úmido e pouca incidência de sol direto. Nativos de climas tropicais, subtropicais, equatoriais e mediterrâneos elas crescem em grandes rochas ou árvores em florestas.
A maioria dos cactos é muito resistente a períodos de seca e até precisa deles. Mas a Ripsalis não.
Como acontece com a maioria das plantas, a principal coisa que você deve prestar atenção ao escolher um vaso adequado. O caco macarrão precisa ter um recipiente com boa drenagem.
Considere os seguintes aspectos:
– Escolha um vaso com furos na parte inferior;
– Evite os vasos plásticos pois retêm a umidade no solo;
– Os vasos de barro absorvem a água do solo e ajudam na drenagem;
– Vasos confeccionados com fibras naturais como as fibras de coco, que, além de auxiliar na drenagem, também contribuem para a nutrição do substrato;
– Você pode escolher entre uma variedade de outros tipos de recipientes, mas lembre-se de que quanto mais drenagem, melhor.
– Ao fertilizar, escolha um bom fertilizante específico para suculentas ou cactos. Use também húmus ou esterco.
O Solo deve ser drenável , com a terra misturada a um pouco de areia grossa, casca de pinus ou ambas. E bem fértil, como a terra vegetal.
Regue sua Ripsalis somente quando o solo secar. Ela pode ser resistente a períodos grandes sem água, mas o recomendado é que se evite isso.
No inverno, se possível, aqueça a água para a rega.
A planta não tolera altas temperaturas, o ideal é em torno de 24°C. Resiste ao frio, mas requer vigilância nessa fase, para evitar sua perda.
Sua poda é praticamente desnecessária, a menos que apresente danos em alguma de suas diversas ramagens.
Ela pode ser reproduzida por divisão da ramagem, estaquia ou sementes.
Leia mais sobre Agro Jardim