Pular para o conteúdo

Descubra a Rhipsalis baccifera

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Descubra a Rhipsalis baccifera

Rhipsalis baccifera é um tipo diferente de cacto que chama a atenção por suas propriedades físicas e atraem a curiosidade dos leigos. Aqueles que amam jardinagem gostam e de aprender, podem cultivá-la.

Rhipsalis baccifera
Rhipsalis baccifera

Descubra a Rhipsalis baccifera

Ripsalis e Cacto macarrão são alguns nomes populares para ela. É nativa principalmente nos territórios das Américas, da Argentina à Flórida, mas também existem algumas nativas da África, Oceania e Ásia.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

É perene e pode crescer muitos metros. Mas em vasos elas costumam atingir cerca de 2 metros. Tem crescimento vigoroso e vistoso e flores pequenas que florescem do final do inverno ao final do verão.

Ao contrário da maioria dos cactos, a Ripsalia não gosta da secura do deserto. O melhor para ela é o solo úmido e pouca incidência de sol direto. Nativos de climas tropicais, subtropicais, equatoriais e mediterrâneos elas crescem em grandes rochas ou árvores em florestas.

A maioria dos cactos é muito resistente a períodos de seca e até precisa deles. Mas a Ripsalis não.

Como acontece com a maioria das plantas, a principal coisa que você deve prestar atenção ao escolher um vaso adequado. O caco macarrão precisa ter um recipiente com boa drenagem.

rhipsalis
rhipsalis

Considere os seguintes aspectos:

– Escolha um vaso com furos na parte inferior;

– Evite os vasos plásticos pois retêm a umidade no solo;

– Os vasos de barro absorvem a água do solo e ajudam na drenagem;

– Vasos confeccionados com fibras naturais como as fibras de coco, que, além de auxiliar na drenagem, também contribuem para a nutrição do substrato;

– Você pode escolher entre uma variedade de outros tipos de recipientes, mas lembre-se de que quanto mais drenagem, melhor.

– Ao fertilizar, escolha um bom  fertilizante específico para suculentas ou cactos. Use também húmus ou esterco.

O Solo deve ser drenável , com a terra misturada a um pouco de areia grossa, casca de pinus ou ambas. E bem fértil, como a terra vegetal.

Regue sua Ripsalis somente quando o solo secar. Ela pode ser resistente a períodos grandes sem água, mas o recomendado é que se evite isso.

No inverno, se possível, aqueça a água para a rega.

A planta não tolera altas temperaturas, o ideal é em torno de 24°C. Resiste ao frio, mas requer vigilância nessa fase, para evitar sua perda.

Sua poda é praticamente desnecessária, a menos que apresente danos em alguma de suas diversas ramagens.

Ela pode ser reproduzida por divisão da ramagem, estaquia ou sementes.

Leia mais sobre Agro Jardim