Pular para o conteúdo

A babosa e seu cultivo em casa

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A babosa e seu cultivo em casa

A babosa é uma planta suculenta nativa da região do Oriente Médio. A planta pode ser encontrada crescendo em áreas secas, arenosas ou encostas de calcário. Ela floresce com flores brancas, rosa ou amarelas e produz espinhos longos nas folhas.

babosa4
babosa4

A babosa e seu cultivo em casa

A babosa ou Aloe Vera pode crescer em uma ampla variedade de climas e solos. Tolera a seca, pouca luz e condições de solo pobres, tornando-se uma escolha popular para jardineiros que desejam uma planta fácil de manter.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As plantas são fáceis de cultivar, mas exigem alguns cuidados iniciais para garantir um resultado bem-sucedido.

Ela é uma planta que dá um pouco de trabalho para criar mudas. Iniciantes no cultivo costumam errar na mão na umidade do solo. A aloe vera não precisa de muita água e o excesso apodrece a sua raiz. Porém, após a muda criar raízes e sua rega for controlada, ela será uma planta vistosa e vigorosa.

A forma de fazer mudas é com a própria planta:

– Retire uma folha longa da babosa adulta bem rente ao caule central. Corte o pedaço mais branco do caule e afunde na terra preparada com areia e substrato orgânico como húmus. Aguarde enraíza e replante em outro vaso maior. Lembre-se a raiz precisa de espaço, então encontre um vaso que proporcione isso,

– Pegue uma folha de babosa grande e bem desenvolvida e corte em pedaços de 5 a 7 cm cada. Ambos os lados ficarão abertos. Afunde um dos lados na terra e aperte bem ao redor para ficar firma. Cuide da umidade do solo e logo verá que elas criam raízes. Essa técnica é mais difícil de funcionar do que a primeira, mas trás também bons resultados.

babosa
babosa

– Mergulhe a folha em um recipiente com água também pode produzir raízes.

Qualquer uma das formas deve enraizar em cerca de duas semanas.

Escolha um local ensolarado, com sol pleno ou meia sombra para deixar as mudas e o vaso deve ter boa drenagem.

Procure fazer o plantio no final do inverno ou início da primavera para que ele possa estabelecer um sistema radicular forte antes que o calor do verão chegue.

A babosa ou Aloe vera é uma planta suculenta versátil que pode ser usada na horta para muitas finalidades.

A Aloe vera Possui inúmeras propriedades medicinais, e é muito interessante ter um vaso ou um pé de babosa em sua casa ou jardim.

A Aloe pode crescer até dois metros de altura e tem raízes grossas e carnudas que se espalham pelo chão.

Não necessita podas a menos que suas folhas sejam danificadas. Neste caso corte sempre rente ao caule central.

Leia mais sobre Agro Jardim