Pular para o conteúdo

Como plantar tomate cereja em garrafas pet? Dica que vale ouro!

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar tomate cereja em garrafas pet? Dica que vale ouro!

Você sabia que pode plantar o tomate cereja em garrafas pet? Ele é popular nas saladas em restaurantes e mesmo nas casas dos brasileiros. Mas também é caro. Você não acha que se conseguisse produzir em casa seria bom? Você teria uma mini plantação de um item de salada delicioso.

tomates cereja em garrafas pets
tomates cereja em garrafas pets

Como plantar tomate cereja em garrafas pet?

Apesar de o tomate cereja costuma ter mesmos nutrientes que o tomate comum, sendo apenas mais doce. Isso porque ele amadurecer mais rápido e é menor do que o tomate comum.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

– Como fazer o plantio:

Para plantar o tomate cereja em vaso é necessário ter a semente dele. Mas também é possível plantar o tomate inteiro. Eles se adaptarão rápido a novos lugares de semeação.

Os tomatinhos crescem e amadurecem rápido, porém é necessário olhar e avaliar sempre seu vaso, pois o tomate ou mesmo as suas folhas podem apresentar fungos. Isso não é bom.

O método para plantar é simples e prático. Provavelmente você deverá encontrar em sua casa tudo o que precisa, além do tomate, é claro!

MATERIAIS:

1 garrafa pet de 2 litros, terra, tesoura e barbante.

ETAPAS:

Lavar bem a garrafa e faça um recorte nela, acima da parte da tampa. A tampa devera ser mantida. Assim você terá uma garrafa que será colocada deitada na mesa e a plantação ficará acima dela.

Faça um furo no fundo da garrafa e passe nele a ponta do barbante, até que consiga pegar a ponta. Dê 2 ou 3 nós no barbante e puxe para fora. Essa será uma das pontar de sustentação se for deixar pendurado. Caso pretenda deixar apoiado sobre uma superfície, elimine essa etapa. Na parte que será o fundo do seu vaso faça em torno de 4 furos pequenos que farão a drenagem do excesso de água da terra.

Colocar terra até a metade da nova garrafa que você tem em mãos. Inserir as sementes ou os tomates com pelo menos 3 dedos de distância um do outro. Terminar de colocar a terra até cobrir os tomates ou até a terra atingir 1 cm abaixo da parte que você recortou.

Deixar no local de sua preferência.

Você deverá adubar a terra de 20 em 20 dias para manter a terra bem nutrida.

Plantar tomatinho cereja na garrafa pet é fácil e você estará reciclando material, além de deixar o ambiente bonito.

O seu vaso deverá ficar em local arejado e que receba luz do sol. Sem essa condição, é possível que a planta acabe murchando e morrendo.

Outra dica importante é:  plante sempre no verão! No inverno ou dias mais frios, fique de olho no vaso para ele não morrer, use pouca água e não deixe em local muito frio. Terá que mudar o local se a luz do sol acabar durante o dia para proteger a planta.

Algumas podas podem ser necessárias para retirar folhas secas.

A rega deve ser sempre pela manhã, colocando a água direto na terra.

Isso evitará que a água se acumule nas folhas e no caule, causando fungos na planta, o que pode levar à morte do tomateiro.

Como se livrar dos fungos?

É necessário prestar muita atenção em como cuidar dos tomates cereja em vasos, pois eles são mais propensos a contrair fungos. Sabe aquelas manchas brancas no lençol que parecem uma espécie de poeira? São fungos, também conhecidos pelo nome de oídio.

A primeira dica para matar os fungos, como mencionado acima, é regar o tomate diretamente no chão. É importante não deixar a água ficar nas folhas e no caule, bem como evitar que o tomateiro pegue chuva, pelos mesmos motivos.

Outra forma de evitar fungos, além dos fungicidas, é manter a planta sempre bem adubada.

Benefícios do tomate cereja

Os tomates são muito ricos em vitamina C, que desempenha um papel muito importante no corpo humano. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e regular o metabolismo, além de outros benefícios.

Por isso, é muito importante aprender como cultivar tomate cereja em vaso.

O tomate cereja possui em sua composição um aminoácido: licopeno. Substância que atua como antioxidante no corpo humano, reduzindo o risco de danos celulares.

A forma como plantar tomate cereja em casa nunca trouxe tantos benefícios, concorda?

Essas pequenas bolinhas vermelhas são adoradas por serem deliciosos e nutritivos, fáceis de cultivar e lindos na decoração do ambiente.

Leia mais sobre Agro Jardim