Quais cuidados para o Betta viver bem
Os cuidados para o Betta viver bem não são incomuns. Dependem normalmente de alimentação e limpeza de seu aquário. Eles costumar viver sozinhos e são conhecidos como peixes de briga siamês. São de cor forte e vibrante tem muita personalidade e agressividade.
Os Bettas apresentam uma beleza única e requerem cuidados essenciais para viver bem.
O Betta é um peixe de água doce originário da Ásia. Trata-se de um peixe aristocrata, extremamente robusto e belo. Vive em lagos, rios e córregos, em habitats que variam de águas limpas a águas sujas.
Os Betta crescem e vivem bem em aquários, seguindo regras básicas de cuidados Por isso o ambiente precisa ser tratado com atenção.
cuidados para Betta viver bem:
– Alimentação: Os Bettas devem ser alimentados com rações específicas para esses peixes, que podem ser encontradas em lojas de aquarismo. Uma alimentação balanceada é essencial para o bom desenvolvimento do Betta.
– Ambiente: Os Bettas devem ser mantidos em aquários clean, isto é, com água de boa qualidade e limpa. A preferência é por aquários com espelhos d’água, pois estes dão a sensação de maior espaço e conforto ao peixe.
– Limpeza do aquário: Os Betta costumam desenvolver doenças parasitárias, fúngicas ou bacterianas sem a limpeza ideal do aquário. A limpeza e a troca da água são sempre necessária. Lave o aquário e seque para retirar os resíduos do sabão.
– Temperatura: o ideal é a água do aquário estar entre 26°C e 28°C e o pH entre 6,8 e 7,4
– Conforto: Os Bettas são peixes que necessitam de muito conforto. Mantenha o aquário bem iluminado e com um substrato de boa qualidade.
– Companheiros: Os Bettas não devem ser mantidos em aquários com outros peixes, devido à sua agressividade. Prefira mantê-los sozinhos.
Se gosta de peixes com certeza deve ter um aquário. E se for assim, já deve ter enfrentado a morte de alguns peixinhos de estimação.
Peixes estressados e doentes
Entre os cuidados para o Betta viver bem, o maior é evitar o stress do peixe, sendo esta uma das causas mais comuns das mortes.
No aquário, os fungos também podem causar a morte deles. Se esse for o caso o peixe vai ter manchas tipo “algodão ou gaze” nas brânquias, boca e nadadeiras.
O peixe morde suas barbatanas e caudas por stress. Precisa observar sempre o estado delas. Qualquer mudança radical na estrutura desses tecidos poderá causar a morte do peixe por a pele apodrece. Se isso ocorrer troque a água e limpe o aquário diariamente. E elas voltarão a crescer.
Assim manterá seu peixe saudável e ativo. A expectativa de vida do Betta é de cerca de 3 anos.
Leia mais sobre Pets