Pular para o conteúdo

Como plantar e cuidar de violetas em vasos

Como plantar e cuidar de violetas em vasos

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Para plantar e cuidar de violetas em vasos você não precisa de muito trabalho. Rega frequente e boa adubação serão suficientes.

As violetas são plantas herbáceas perenes da família Violaceae. Seu hábito é rastejante, e as folhas são cordiformes, com bordas dentadas. As flores são azul-pálido, roxas ou brancas.

Após milhares de tipos de cruzamentos hoje existem muitas variedades: de pétalas simples ou dobradas, normais ou miniatura, folhas redondas ou em forma de coração, mais ou menos peludas, com uma ou várias cores.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
cuidar de violetas 2
cuidar de violetas 2

As violetas podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou canteiros, mas é preciso tomar alguns cuidados para que elas floresçam durante todo o ano.

Como plantar as violetas

A primeira coisa a se fazer é escolher as mudas de violetas apropriadas para o local de plantio. Prefira mudas de violetas com folhas e flores vigorosas.

O próximo passo é preparar o solo. O solo deve ser bem drenado e fértil. Adicione um pouco de húmus de minhoca ou farinha de osso para melhorar a qualidade do solo.

Para plantar as violetas, faça um buraco no solo com aproximadamente o dobro da espessura das raízes. Coloque a muda no buraco e cubra as raízes com solo. Firme o solo e regue abundantemente.

Nos primeiros dias após a plantação, é importante regá-las diariamente para que se estabeleçam bem.

Manutenção e regas

As violetas gostam de sol pleno ou meia sombra. No verão, é importante colocá-las em local de sombra, pois elas podem queimar com o sol forte.

É importante replantar as violetas a cada dois anos. O replantio deve ser feito no início da primavera.

As violetas precisam de fertilizantes para se desenvolver bem. Adicione um fertilizante para plantas de vaso ou húmus de minhoca ao solo a cada dois meses.

cuidar de violetas
cuidar de violetas

A rega é uma tarefa importante no cuidado da violeta. Deve ser feita de forma que a terra fique sempre úmida, mas nunca encharcada. O prato que fica abaixo do vaso deve ser esvaziado e houver água nele. Isso evitará que sua planta morra.

Para tratar as violetas, aplique um fungicida à base de cobre a cada dois meses.

As violetas são uma boa opção para quem quer ter flores o ano todo. Com um pouco de cuidado, elas se adaptam bem a diversos tipos de solos e climas.

Leia mais sobre Agro Jardim

Gostou do post?

Deixe seus comentários!