Pular para o conteúdo

Propriedades e benefícios da sálvia

Propriedades e benefícios da sálvia

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Os benefícios da sálvia é uma erva que pertence à família Lamiaceae, são inpumeros. Seu nome científico é  Salvia officinalis.

É uma planta original do Mediterrâneo e é amplamente utilizada na culinária em muitos países do mundo e mais recentemente na medicina popular.

Ela possui propriedades medicinais extremamente variadas, sendo utilizada para tratar diversos problemas de saúde.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
sálvia
sálvia

Os benefícios da sálvia incluem a redução da ansiedade, da depressão e dos sintomas da menopausa; além de auxiliar no tratamento de infecções do trato respiratório e urinário, das doenças da pele e de distúrbios do sono.

A sálvia é uma erva extremamente benéfica para a saúde e pode ser utilizada para tratar diversos problemas de saúde. Além disso, ela é natural, segura e não possui contraindicações.

Como uso medicinal, pode auxiliar no tratamento da epilepsia, úlceras, gota, reumatismo, inflamação, tontura, tremores, paralisia, diarréia e açúcar elevado no sangue.

Recentemente dedicam propriedades farmacológicas da planta para o organismo, incluindo efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios, analgésicos antioxidantes, antibacterianos, entre outros.

Efeitos anticancerígenos

As propriedades antitumorais da Salvia officinalis foram extensivamente estudadas. O chá de sálvia foi relatado como útil para prevenir os estágios iniciais da formação de células cancerígenas no cólon, mama, útero, reto, pâncreas, laringe, pulmão, pele e boca.

Além disso, o óleo essencial de sálvia demonstrou reduzir as mutações induzidas por UV.

sálvia1
sálvia1

Efeitos anti-oxidantes

O estresse oxidativo desempenha um papel importante na ocorrência e desenvolvimento de várias doenças, como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurológicas. Evidências de vários estudos sugerem que a sálvia tem uma potente atividade antioxidante contra essa condição.

Efeitos colaterais

Como toda erva, seu consumo deve ser realizado de forma moderado, por mais benefícios que ela possa fornecer em termos farmacológicos.

Sendo que também há relatos de possíveis efeitos colaterais indesejáveis como vômitos, vertigem, tonturas, taquicardia e até convulsões.

Ressaltamos aqui que indicamos o seu uso estreitamente para a culinária. As demais propriedades da planta foram apresentadas para fins de fornecer conhecimento.

O uso medicinal de qualquer planta somente deve ser recomendado por um médico.

Leia mais sobre Agro Jardim