Propriedades e benefícios da quinoa
São diversos as propriedades benefícios da quinoa. Essa semente além de ser rica em proteínas, fibras e minerais, é uma grão versátil e pode ser incluída na dieta de diversas formas.
A quinoa é um tipo de semente comestível nativa da América do Sul que vem sendo cultivada há muito tempo. Pode ser encontrado em branco, preto ou vermelho.
Quando cozido, é macio e levemente amargo.
Excelente fonte de proteína e fibra alimentar. Incluiu magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, calcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes.
As sementes também provem aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O grão é um alimento muito versátil e pode ser ingrediente em diversas receitas e consumido por quem quer emagrecer, diabéticos, vegetarianos, idosos e atletas.
A quinoa, que tem baixo índice glicêmico e é rica em fibras alimentares, estimula a mastigação, reduz o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e retarda a fome.
Dessa forma, pode ser utilizado em planos alimentares e incluído na dieta diária, auxiliando na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Além doe todo o exposto, a quinoa também atua em outras partes do organismo.
Auxilia a construir massa muscular, pois é rico em proteínas e aminoácidos essenciais (lisina, isoleucina e treonina) e nutrientes que contribuem para a formação de proteínas.
A proteína não só ajuda a construir e manter os músculos, mas também é importante para a regeneração dos tecidos.
A quinoa é uma fonte de proteína semelhante ao leite. Cada 100 g de semente contém 14 g de proteina.
É também um parceiro protetor dos ossos com os minerais fósforo, magnésio e calcio que são essenciais para a saúde óssea.
Pode afetar a imunidade graças ao seu nutriente antioxidante: vitaminas C e E e flavonóides que ajudam a fortalecer o corpo contra doenças.
Auxilia o bom funcionamento do intestino grosso, promovendo a formação e remoção de bolos de fezes, que fornecem uma alta fonte de fibra.
Esses são apenas algumas das propriedades da quinoa, mas saiba que seus benefícios não param por aí, e que realmente deve ser introduzida devagar na alimentação das pessoas.
Leia também Agro Negócio