Pular para o conteúdo

Produção de ovos para consumo e seus benefícios na alimentação

Produção de ovos para consumo e seus benefícios na alimentação

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A produção de ovos para consumo é feita geralmente em granjas onde se criam as galinhas prioritariamente para essa finalidade.

Os ovos são um alimento que possuem uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o que os torna uma excelente opção para a nutrição. As propriedades nutricionais da pequena “bolinha” são imensas.

produção de ovos
produção de ovos

Cada unidade dele fornece cerca de gramas de proteínas. Já nas vitaminas, uma unidade fornece sozinha quase que o total diário recomendado de vitamina A, D, E e B. Ou seja, é de grande valor nutricional e o custo, apesar o aumento significativo, ainda é baixo se comparados a outras fontes de proteína, como carne, frango e embutidos. Então ainda são uma excelente opção para a alimentação.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

São por si só, um alimento versátil, que pode ser consumido de diversas formas: ovos pochê, ovos cozidos, ovos fritos, omeletes com diversas variações de ingredientes e existem aqueles que o ingerem cru, retirando somente a casca.

O produto também serve de ingrediente ou base de diversas receitas de alimentos, que são base de nossa alimentação, como o macarrão, bolos, doces de forma geral.

Mas também pode ser consumido de diversas formas e em vários momentos do dia. São usados também como componentes de saladas, sanduíches, sopas, massas entre outros.

A única exceção em relação a sua capacidade nutricional é o colesterol, pois ele é riquíssimo neste nutriente e ele é perigoso naquelas pessoas com tendências à doenças cardíacas.

Os ovos são um alimento barato, é é usado em abundância pela população de baixa renda no país como um todo.

O custo da dúzia de ovos, apesar do aumento de preço significativo, ainda é baixo se comparado a outras fontes de proteína, como carne, frango e embutidos. Então ainda são uma excelente opção para a alimentação.

Além disso, os ovos tem um custo de produção também menor que os demais produtos fonte de proteína. Eles são facilmente encontrados e possuem bom prazo de validade.

produção de ovos1

A produção de ovos para consumo sempre foi uma atividade economicamente viável, pois como dissemos, tinha um custo de produção relativamente baixo. Mas essa situação foi alterada no mercado interno e recentemente houve uma alta significativa nos custos de produção. Isso porque as galinhas são essencialmente alimentadas com milho, e o valor do preço dele sofreu um alta também.

O custo de produção de uma caixa com 30 dúzias de ovos é de cerca de R$ 120,00. Para a venda a mesma caixa está em torno de R$ 165,00.

Podemos concluir que no momento o custo da produção está alto, e o produtor pode até enfrentar situações de prejuízo. O principal alimento para as galinhas produtoras é o milho, e esse produto para o produtor de ovos também encareceu. Então os preços ao consumidor, formam uma reação em cadeia. Infelizmente era um produto muito barato, mas aumentou muito o preço atualmente.

Leia também Agro Negócio

Gostou do post?

Deixe seu comentário!