Pular para o conteúdo

Galinha Sertaneja Balão a raça diferenciada

Galinha Sertaneja Balão a raça diferenciada

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A galinha Sertaneja Balão é uma ave originária do Brasil, mais precisamente da Bahia e é caipira.

Sua origem provém de diversos estudos realizados pelos cruzamentos de raças de galinha de grande porte, selecionadas rigorosamente. Originalmente a intenção de seus criadores não foi gerar uma nova raça de galinhas, mas sim gerar um animal maior e que alimentasse sozinho uma família caipira.

Galinha Sertaneja Balão a raça diferenciada
Galinha Sertaneja Balão a raça diferenciada

Para esse fim, a galinha deveria ser grande, com carcaça diferenciada das demais e capaz de fornecer mais carne.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Surgimento da nova raças

Assim, sem a menor intenção de ser precursor de uma nova raça, o Sr José Abdias, morador e avicultor da cidade de Baixa Grande, criou a raça de galinhas gigante.

Após algum tempo, outros criadores acabaram por conhecer a novidade de Baixa Grande e se interessaram em comprar as galinhas para terem também sua criação da nova raça. Um deles, Rodrigo Almeida se interessou pela raça e juntos com os criadores iniciais, e já como membro da Associação que eles haviam formado, foi estudando e aperfeiçoando a Galinha Sertaneja Balão (GSB) e hoje é proprietário do Criatório Jóia Sertaneja, especializado no manejo e melhoramento genético da GSB.

A carne desta ave é muito saborosa e nutritiva, e por isso está cada vez mais sendo procurada por consumidores.

Mas onde comprar uma galinha Sertaneja Balão? Na internet é possível encontrar diversos criadores e vendedores desta ave, mas é importante fazer uma pesquisa antes de comprar para garantir que está fazendo uma compra segura.

Outra opção é procurar uma granja ou um avicultor credenciado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), que é o órgão responsável por fiscalizar a criação e o comércio de animais de produção.

Ao comprar uma galinha Sertaneja Balão em uma granja ou avicultor credenciado, o consumidor pode ter a certeza de que está adquirindo uma ave de qualidade e que foi criada seguindo todos os parâmetros de biosseguridade.

Características da ave:

Um uma criação, se até um leigo ver juntas a galinha caipira tradicional ao lado de uma GSB já nota a incrível discrepância de tamanhos das 2 espécies.

A galinha sertaneja balão bem manejada a fêmea atinge facilmente 7 kg atualmente e babem: o macho chega a 9 g. Já enquanto a caipira fêmea gira de 1,6 a 2,5 kg, o macho pode chegar a 3,5 kg.

Outras características diferenciadas da raça são a crista em forma de serra, barbelas nos 2 lados pronunciadas, e o corpo arredondado e de aspecto bem frondoso, pelagem bonita e em grande parte delas muito brilhantes e com pintas brancas, canelas mais grossas.

Quanto custa uma galinha sertaneja balão?

Se você pretende comprar para criar o preço gira em torno de R$ 350,00 nos criadores de qualidade.

Também se comercializam os ovos galados ou férteis que podem ser usados por criadores para criar o pintinho da GSB.

Ainda não encontramos informação se a carne da GSB já é comercializada, portanto ficaremos devendo essa informação. Nas granjas produtoras da GSB elas são abatidas para consumo próprio.

Outra coisa a se considerar é que, além do preço da galinha, você precisa comprar os alimentos para ela.

Para comprar a galinha com a finalidade reprodutiva, procure um criador credenciados e legalizado.

Portanto, se você está pensando em adquirir uma galinha sertaneja balão, é importante que saiba cuidar dela.

A GSB é uma excelente escolha, pois é resistente e você não precisa se preocupar com a qualidade dos ovos.

Galinha Sertaneja Balão: a nova sensação 

A galinha sertaneja balão é a nova sensação na área de avicultura. Ela é uma estrela, o centro das atenções. Com grande porte impressiona a todos e chama atenção por onde passa. De porte grande, muito alta, postura corporal ereta, pernas grossas e coxas rechonchudas é uma sensação entre as demais.

Gostou do post?

Deixe seus comentários!

Leia também Agro Negócio