Pular para o conteúdo

Como plantar frutas em vasos é possível?

Como plantar frutas em vasos é possível?

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Neste post vamos mostrar como plantar frutas em vasos e verá que sim, é possível.

Certas espécies são facilmente plantadas em vasos, o que possibilita o seu cultivo em apartamentos. As mangueiras e a jabuticabeira são plantas de copas frondosas, e as plantar de porte mediano, como algumas cítricas, goiabeiras, pitangueiras, romãzeiras, até exemplos de porte pequeno, como o morangueiro, são igualmente apropriadas.

As jabuticabeira e goiabeira facilmente são plantadas em vasos e dependem apenas de sol, rega e clima para um bom desenvolvimento. O morango também é indicado para pequenos espaços, como apartamento e sempre apresenta um bom desenvolvimento com o surgimento dos frutos, se forem adubados e cuidados com frequência.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
plantar frutas em vasos
plantar frutas em vasos

Cultivar plantas dentro de casa ou em vasos tem sido uma atividade crescente e benéfica para a saúde, pois a pessoa se distrai enquanto cuida dos brotinhos. As plantas frutíferas que dão resultados, são destaque porque levam alimentos saudáveis e o mais importante: produzido na própria casa.

Nos grandes centros urbanos, as árvores frutíferas podem ser uma boa opção tanto na decoração do ambiente quanto no consumo de frutos direto do pé.

Especialistas no assunto dizem que o clima, a luminosidade e a insolação são fatores fundamentais na adaptação das espécies. Recomenda-se luz solar incidente preferencialmente nas manhãs e de a a 6 horas no máximo.

É preciso estudar a sua região antes de escolher sua planta, pois existem plantas mais adaptadas ao frio e que teriam problemas em produzir em regiões mais quentes e vice-versa.

Existe ainda uma questão importante que é o espaço para o desenvolvimento da raiz das plantas. As frondosas possuem raiz mais profunda e requer vaso mais fundo e local apropriado para que a árvore cresça sem impedimento.

Haverá sempre a necessidade da poda, portanto estude antes em qual momento deve plantar e qual a hora certa de fazer a poda de limpeza, ou de redução de tamanho. Se for necessário fazer o transplante da frutífera para vasos maiores, deve retirar o excesso de raízes e observar seu aspecto por alguns dias para verificar seu desenvolvimento. A poda de limpeza ajuda a equilibrar e adequar o volume da copa ao espaço disponível.

plantar frutas em vasos 1
plantar frutas em vasos 1

Para garantir um bom desenvolvimento da planta, a rega deve ser equilibrada, evitando-se o excesso de água, assim como nunca deve ser deixada sem hidratação por muito tempo.

Se você possui pets, eles são curiosos, então cuidado com o uso de fertilizantes ou mesmo produtos inseticidas para as plantas. Consulte um especialista antes do uso.

A adubação é importante à medida do crescimento e produção dos frutos. Estude a sua espécie antes, e monte um calendário para sempre ter sua planta em boas condições.

O material onde vai plantar também é importante. Vasos plásticos tendem a manter a umidade por mais tempo, já os vasos de cimento ou cerâmica são mais porosos e necessitam de regas mais frequentes.

E aí, deu para ter uma ideia de como plantar frutas em vasos?

Esperamos ter ajudado.

Leia mais sobre Agro Jardim