Pular para o conteúdo
- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

substância - cães

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento em todo o território nacional de petiscos para cães da marca Balance (BRF Pet), da empresa Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal Ltda.

A medida foi tomada após o Mapa receber oficialmente o comunicado de recall voluntário de três lotes de petiscos caninos da marca.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O recolhimento se refere aos produtos: Bifinhos Frango Filhote (lote 22V074); Bifinhos Frango Assado (lote 22V085); e Bifinhos Carne e Vegetais (lote 22V085).

Morte de cães

Com o novo comunicado, são ao todo seis empresas com determinação de recolhimento de seus produtos após detecção de dois lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol, adquiridos da empresa Tecno Clean:

  • Bassar Indústria e Comércio Ltda
  • FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais
  • Upper Dog comercial Ltda
  • Petitos Indústria e Comércio de Alimentos
  • Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal Ltda.

As investigações sobre a intoxicação e a morte de pouco mais de 40 cães continuam sendo realizadas pela Polícia Civil de São Paulo e de Belo Horizonte, com acompanhamento do Mapa.

O propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido de empresas registradas.

As investigações que estão sendo realizadas são relacionadas a uma possível contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol.

Até o momento, não existe diretriz do Ministério de suspender o uso de produtos que contenham propilenoglicol na sua formulação, além dos já mencionados.