Pular para o conteúdo

Trevo roxo

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Trevo roxo

O trevo roxo tem o nome científico de Oxalis triangularis atropurpurea, além da variante regnellii. Este nome se deve ao formato de triângulo que as folhas apresentam.

"<yoastmark

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

No nome também se destaca a informação sobre sua cor púrpura degrade no centro de cada pétala.

Outra referência importante citada no nome é o ácido oxálico, presente nas folhas deles. Trata-se de um elemento que fornece sabor ácido aos trevos. Os trevos verdes aqui no Brasil recebem o apelido de azedinha por esse motivo. Mas essa substância pode causar alergias e em alguns casos intoxicação, portanto deve-se ter cuidado ao ingeri-las.

Trevo roxo

Seu formato associado à sua cor faz eles parecem borboletas. Sobre a cor, elas podem variar entre a púrpura, a Borgonha e o marrom.

É muito delicada e popular na decoração de interiores, onde são agrupados de forma muito bonita e vistosa, que chama a atenção. Eles ainda podem produzir flores. Para a grande maioria das pessoas é considerado apenas um matinho.

"<yoastmark

Existem algumas espécies comestíveis, usadas na alta gastronomias para decorar pratos ou salada mais exóticas.

O chá de trevo era utilizado pelos povos antigos, devido à sua fama de ser medicinal.

No entanto, é importante salientar que o ácido oxálico, presente nos tecidos vegetais desta planta, pode causar algum tipo de intoxicação, se ingerido em grandes quantidades.

Ele é também uma planta medicinal que pode ser encontrada facilmente em hortas e jardins. Apesar de sua aparência simples, os benefícios do trevo são muitos e vão desde a melhora do sistema imunológico até o fortalecimento da memória. Esse uso é milenar.

Trevo roxo e decoração de interiores

Na decoração de ambientes ele ganha muito destaque atualmente. Como já dissemos com um cultivo bem feito ele floresce e o ambiente ganha muita beleza.

Eles são perenes, mas sua floração é mais intensa no verão. As flores podem ser brancas ou levemente próximas à cor lilás.

Já é possível encontra pessoas que cultivam o trevo roxo para comercialização, em cultivo de diferentes espécies de cores e padrões de folhagem.

 

Veja mais sobre Jardim