Pular para o conteúdo

Sedum morganianum, o Rabo de Burro, como plantar e cuidar

Sedum morganianum, o Rabo de Burro, como plantar e cuidar

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O Sedum morganianum ou Rabo de burro é usado na decoração de jardins, em vasos e jardineiras como planta pendente, tanto usado solitário bem como fazendo composição com outros cactos e suculentas.

O Rabo de Burro é uma planta que pertence à família Crassulaceae e é nativa do México e Honduras. Ela é uma herbácea, perene, suculenta, de hábito pendente que pode atingir até com até 1,5 metro de altura depois do vaso. Flores pequenas, em forma de estrela, em cachos, rosas ou vermelhas e surgem esporadicamente na ponta das hastes.

Sedum morganianum
Sedum morganianum

A planta possui folhas alongadas, verde-claras, e flores e frutos de cor roxa. De folhas de cor verde-azulada, carnudas, pontiagudas que revestem as hastes. Suas folhas são muito frágeis, caem ao menor toque. A planta apresenta folhas delicadas, que podem ser facilmente danificadas, por isso, é necessário um cuidado especial ao manusear a planta.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O sedum morganianum é uma planta rústica, resistente ao frio e ao calor, e deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra. A melhor recomendação é cultivá-la ao sol da manhã, evitando o sol nas horas mais quentes do dia, das 10-17 horas.

A planta pode ser cultivada em vasos, mas deve ser regada com moderação, pois o sedum morganianum é uma planta que tolera bem a seca. A terra deve ser bem drenada, e os vasos devem ser periodicamente pulverizados com água. A planta pode ser enxertada, para facilitar o crescimento, e deve ser fertilizada com composto orgânico a cada dois meses.

A planta do sedum morganianum deve ser podada ao final da estação reprodutiva, para estimular o crescimento da planta.

Sedum morganianum1
Sedum morganianum1

A planta também pode ser cultivada em ambientes internos, mas deve receber luz natural para florescer. A planta é resistente ao ataque de pragas e doenças, mas pode ser infectada por fungo se for cultivada em ambientes úmidos e sem ventilação.

Resiste bem ao clima Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Semi-árido ou Mediterrâneo.

Deve ser sempre mantida fora do alcance de correntes de ar.

Leia mais sobre Agro Jardim