Pular para o conteúdo

Queda no consumo de frango faz preço cair

Queda no consumo de frango faz preço cair

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A indústria avícola foi atingida pela recente queda nas vendas de frango para o consumidor. Isso levou a um aumento nos estoques dos produtores. E em fins de Abril e o início de Maio, os frigoríficos não tiveram outra saída a não ser reduzir o preço da carne no mercado interno.

frango2

Isso tudo efeito dos altos preços da carne de frango, impactadas pela inflação registrada no primeiro trimestre do ano, assim como a queda significativa do poder de compra da população.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As pessoas deixaram de comprar carne e substituíram por outras fontes proteicas, fazendo o estoque nos frigoríficos e produtores aumentarem substancialmente.

O aumento dos estoques de frango e seu impacto na avicultura

O preço do frango vem caindo nos últimos meses, uma tendência que analistas da indústria avícola dizem ser em grande parte devido ao aumento dos estoques de frango.

De acordo com os vendedores do produto a baixa demanda causou um aumento dos estoques do produto. Por ser perecível, existe a necessidade de se escoar rapidamente o estoque para abastecimento de supermercados em todo o país.

Indiretamente, esse processo afeta também os avicultores, que se viram ameaçados pela desaceleração das venda.

Será interessante ver como isso se desenrola nos próximos meses.

frango4

O que causou a queda nas vendas de frango?

O consumo de frango vem caindo seguidamente devido aos altos preços praticados pelos mercados de varejo.

A carne branca que sempre foi usada pelos brasileiros para suprir a carne vermelha, que sempre foi mais cara. Porém nos últimos anos o preço passou a assustar os consumidores habituados a comprar o frango.

E no início do ano a queda das vendas assustou os frigoríficos que se viram obrigados a mexer no preço de venda do produto, finalmente.

A população simplesmente deixou de comprar, trocando o produto por outras fontes proteicas mais populares, e o frango empacou nas gôndolas.

O que isso significa para os consumidores?

Para os consumidores isso significa que de Abril a Maio o frango inteiro teve queda de 5% registrada na Grande São Paulo. Fechando Maio com o valor em torno de R$ 7,51.

Cortes congelados como a coxa e a sobrecoxa tiveram redução de preço ainda maior, sendo o corte que mais reduziu. Fechando a R$ 7,62 em Maio.

O preço do frango vivo vem caindo como resultado desse processo. Na última semana de Maio, o preço do frango vivo foi negociado, registrando baixa de 0,82%.

Ainda é cedo para afirmar, mas esse benefício e essa queda ainda não representou aumento das vendas ao consumidor. Novos levantamentos deverão ser realizados para verificar se a venda volta aos patamares que eram registrados em 2019.

Vamos aguardar!

 

Veja mais sobre Agronegócios