Pular para o conteúdo

Polícia resgata papagaios presos em caixas de papelão

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A Polícia Rodoviária Federalista (PRF) resgatou, na madrugada desta segunda-feira (24), 61 papagaios que eram transportados de forma ilícito.

As aves em pequenas gaiolas e caixas de papelão na BR-040, na fundura do município de Três Rios, no interno do Rio de Janeiro.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Os animais foram retirados ilegalmente da natureza e são da espécie Amazona aestiva, conhecida uma vez que papagaio-verdadeiro e visada por criminosos devido a sua capacidade de imitar a voz humana.

Quando foram encontrados pelos agentes, 55 papagaios estavam amontoados em gaiolas plásticas no porta-malas do veículo, muitos cobertos por fezes e demonstrando ressaltado nível de estresse. Havia mais seis filhotes, ainda sem penas, em uma caixa de papelão escondida sob um dos bancos do veículo.

Resgate dos papagaios

Uma equipe policial que patrulhava a BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, abordou o veículo e suspeitou de diversas caixas plásticas que o motorista acumulava no banco traseiro. Ao penetrar o porta-malas, os policiais se depararam com as aves amontoadas nas gaiolas, debatendo-se.

Questionado, o motorista contou que havia saído de Montes Claros, em Minas Gerais, e receberia mais de R$ 1 milénio para transportar as aves até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a PRF, ele não soube, no entanto, informar quem as receberia.

A corporação informa que as aves foram encaminhadas para a poder ambiental para cuidados e ulterior soltura. Já o motorista preencheu um termo de responsabilidade, comprometendo-se a comparecer em raciocínio.

papagaios