Pular para o conteúdo
- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O ar polar vai derrubar as temperaturas ao transcurso desta semana (término de outubro) e da próxima (início de novembro). Será o chamado insensível tardio, em plena primavera, uma particularidade do fenômeno La Niña.

+ Quais os impactos das chuvas para a atual safra de grãos?

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

No Nordeste, além do insensível, a chuva ocorrerá mais volumosa em praticamente toda a Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão. Para os próximos dias, estão previstos temporais, ventanias, raios e queda isolada de saraiva. Na região, o destaque da semana será a chuva volumosa de até 200 milímetros em pontos do sul e na fita leste baiana. No Setentrião, os temporais atingem cinco dos sete estados: Acre, Amazonas, Pará (só o sul), Rondônia e Tocantins.

A terça-feira (25) será de tempo firme em todo o Sul do país, com temperaturas mais baixas no leste dos três estados — o que ocorrerá por justificação de um ar mais insensível na região. Apesar disso, haverá sensação de calor no oeste e noroeste da região sulista. A chuva possante voltará na quarta-feira (26), mas somente na metade sul do Rio Grande do Sul.

No Sudeste, atenção para o risco de saraiva em Minas Gerais e no Espírito Santo nas próximas 24 horas, assim uma vez que em pontos do Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba, no interno paulista. No Núcleo-Oeste, chove com possante intensidade em várias áreas. Chuva, aliás, que será acompanhada de raios, vento e queda de saraiva, além de picos de intensidade à tarde e à noite. Os acumulados altos ficam no setentrião de Mato Grosso e de Goiás.

Indiferente tardio no Brasil

termômetro em queda, frio, temperatura, previsão do tempo - tempo nublado

Foto: Pixabay

Entre o término de outubro e o início de novembro, uma tamanho de ar de origem polar derruba as temperaturas e, consequentemente, trará insensível tardio — o que é, conforme mencionado supra, uma particularidade do La Niña, informa o meteorologista Willians Bini, da Climatempo. Há risco, inclusive, de geada na região da Campanha Gaúcha e no Planalto Médio (também no Rio Grande do Sul).

__________

Saiba em primeira mão informações sobre lavoura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique cá e siga o Via Rústico no Google News.

frente fria - setembro - previsão do tempo - capa - frio tardio

Foto: reprodução