Planta japonesa
A planta japonesa muito conhecida e diferenciada sem dúvida é o Bonsai. É uma planta extremamente ornamental que pode ser utilizada para decorar ambientes internos e externos. Seu cultivo não é difícil e os cuidados básicos são simples de serem seguidos, e demandam muito tempo para a aprendizagem da técnica bonsai.
Mas existe uma outra planta japonesa bem tradicional e que encanta tanto os nativos como os turistas: a planta japonêsa cerejeira.
A cerejeira na verdade é uma árvore, e quando floresce, forma lindas floresem tons rosas. A flor de Cerejeira tem muito significados, entre eles: a beleza, o simbolismo que envolve o amor e a felicidade, a renovação da vida e e a esperança.
A flor nacional do Japão, chamada “flor de cerejeira” ou Sakura, já registrou mais de 300 tipos de cerejeiras.
O início da floração das cerejeiras indica o final do inverno e a entrada na primavera. Aguardando ansiosamente sua chegada, os japoneses organizaram várias celebrações em todo o país em torno do “hanami” (o ato de ver as flores de cerejeira, que tornam a paisagem linda).
Planta japonesa e sua lenda
Diz a lenda que a palavra Sakura vem de uma princesa, que caiu de um monte e se transformou na flor da cerejeira.
Outra lenda conta que o cultivo de arroz pode ter originado a palavra Kura, já que o alimento era depositado neste recipiente. Então o alimento é visto como um presente divino.
Grandes samurais e guerreiros, sempre cultuaram a flor da cerejeira. Para eles, nessa planta e em sua flor está a caracterização da vida efêmera, passageira. Como de fato é a existência humana. E então criou-se o lema dos samurais de viver o momento presente e nada temer.
Portanto, as flores da cerejeira também estão associadas à cultura dos samurais, que é chamada de Bushido.
Cerejeiras e seu encantamento
As cerejeiras florescem por pouco tempo, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, e sua maior lição é aproveitar cada momento, pois o tempo voa e a vida é curta.
A popular tatuagem de flor de cerejeira sugere a brevidade da vida, por isso devemos apreciá-la e aproveitar cada momento, lembrando que assim como as flores de cerejeira são levadas pelo vento em um curto período de tempo, também a nossa vida. Que pode terminar abruptamente. Esse modo de vida era característico dos samurais.
Em todo o Japão o momento de floração das cerejeiras é um momento praticamente mágico, divino, o que traz ainda mais beleza para esta flor japonesa.
Veja mais sobre Jardim