Pular para o conteúdo

Demanda por algodão segue fraca no mercado mundial

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

algodão da bahia

O mercado mundial de algodão segue causando apreensão, em especial para os produtores da fibra. A semana foi de demanda fraca para produtos acabados, diante as fiações continuarem pouco ativas.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (28).

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Segundo o relatório da Abrapa, o resultado da Convenção do Partido Comunista da China encerrada esta semana não foi bem recebido pelo mercado, com as bolsas chinesas caindo bastante esta semana.

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY 1 – O contrato Dez/22 fechou ontem a 75,11 U$c/lp (-2,96%).

Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 71,63 U$c/lp (-4,14%) e o Dez/24 a 69,73 (-4,23%) para a safra 2023/24.

Preços (27/10), o algodão brasileiro estava cotado a 95,75 U$c/lp (-50 pts) para embarque em Nov-Dez/22 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).

Baixistas 1 – A demanda por algodão continua fraca em praticamente todo o mundo. Poucos países, como Paquistão e Vietnã, demonstraram nesta semana sinais de atividade no mercado.

Baixistas 2 – Os números de venda semanal ao exterior dos EUA mostram isso, com mais uma semana de resultados ruins.

Baixistas 3 – No mercado de produtos acabados, a situação não é diferente, com preços do fio em alguns mercados abaixo do custo de produção.

Baixistas 4 – Quando olhamos para a economia global, os números desta semana também não trouxeram alívio. Os índices PMI (Purchasing Managers Index), que medem atividade industrial e de serviços, estão em queda nas maiores economias do planeta: EUA, China e Europa.

Altistas 1 – Os agricultores americanos começam a avaliar as intenções de plantio para a próxima safra. A tendência, nos preços atuais, é que o algodão perca área para soja e milho, onde é possível rotacionar culturas.

Altistas 2 – Em um sinal de resiliência, o PIB dos EUA no terceiro trimestre cresceu 2,6%, após contrair 1,6% no primeiro trimestre e 0,6% no segundo trimestre.

EUA – Apesar de condições climáticas instáveis no Texas e no Delta, a colheita e beneficiamento de algodão segue em ritmo normal na região Sudeste dos EUA. Segundo o último relatório, 45% do algodão do país já foi colhido, +8% em relação à semana anterior.

China 1 – A colheita de algodão na China começou, na maioria das regiões produtoras, mais cedo, em setembro. Embora ocorra normalmente, o andamento da safra foi afetado pelos lockdowns.

China 2 – A China divulgou seus números de importação para o mês de setembro/22. O país importou 89 mil toneladas de algodão no mês, representando um decréscimo de 17,10% em relação a Ago/22 e um aumento de 21,27% em relação a Set/21.

China 3 – No campo político, foi encerrado o tão esperado congresso do Partido Comunista com a recondução à presidência e fortalecimento do presidente Xi Jinping.

China 4 – Esse resultado, apesar de esperado, foi muito mal recebido pelo mercado, com as bolsas chinesas caindo bastante esta semana.

Austrália – Chuvas muito fortes na Austrália nos últimos meses foram registradas nas regiões produtoras de algodão e provocaram até inundações. A safra 22/23, que começou a ser plantada em setembro, deve ser afetada pelo clima neste início.

Turquia – A produção da Turquia este ano deve ser recorde, com mais de 950 mil tons produzidas. Já a estimativa de consumo *caiu*para 1,45 milhão tons, sendo assim, a demanda de importação deve ser limitada.

Bangladesh – Indústrias de Bangladesh sofrem com falta de energia. O país vem sofrendo com falta de gás e energia elétrica de forma constante nas últimas semanas, o que tem impactado severamente o setor industrial.

ABR Log – A Abrapa está validando no Porto de Santos o protocolo social, ambiental e de boas práticas dos terminais retroportuários que fazem a estufagem do algodão. A meta do ABR-Log é garantir que os fardos cheguem ao destino sem avarias, danos físicos e sujeira.

Brasil – Sou de Algodão 1 – O programa Sou de Algodão completa nesta semana seis anos de existência. Com objetivo de estimular o uso de algodão no mercado brasileiro, a iniciativa já conta hoje com mais de 1.100 marcas parceiras.

Brasil – Sou de Algodão 2 – Neste ano, a novidade foi o SouABR, que permite ao comprador rastrear a jornada do produto desde a semente plantada no solo até a chegada da peça no guarda-roupa. Por enquanto, a iniciativa tem parceria da Reserva e Renner.

Brasil – Exportações – O Brasil exportou 191,6 mil tons de algodão nas três primeiras semanas de outubro/22. A média diária de embarque foi 34,8% superior quando comparado com outubro/21.

Brasil – Beneficiamento – Até ontem (27/10): BA (92%); GO (97%); MA (55%) MS (91%); MT (89%); MG (93%); SP (100%); PI (97%); PR (100%). Total Brasil: 89% beneficiado.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

boletim algodão abrapa 28 de outubro de 2022

Foto: Abrapa

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real