Pular para o conteúdo
- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

previsão do tempo - tempo firme x chuva

Foto: Canva/montagem

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Por um lado, tempo firme. Por outro, condições climáticas como chuva, temporais e até possibilidade de queda de granizo. De acordo com a previsão do tempo divulgada em boletim da Climatempo, o decorrer deste domingo (23) será de variações meteorológicas nas mais diversas áreas do país.

+ La Niña mostra efeitos com incêndios florestais e baixo nível de rio

O tempo firme, por exemplo, é citado para grande parte da região Sul, pontos do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, a mesma condição é aguardada para a faixa nordestina que engloba o norte baiano e o oeste pernambucano.

Enquanto isso, a chuva é aguardada para outros pontos do Brasil. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Nessa parte do Sudeste, aliás, a previsão do tempo indica acumulados volumosos.

Chuva pelo Brasil

chuva acima da média

Foto: Freepik

Além disso, períodos chuvosos estão previstos para três das quatro unidades federativas do Centro-Oeste (conforme citado, não deve chover em Mato Grosso do Sul). Na região Norte, a chuva pode evoluir para temporais e, inclusive, há a possibilidade de registros de raios e queda de granizo.

Previsão com tempo firme, chuva, temporais e granizo

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este domingo (23).

O tempo firme e as temperaturas baixas permanecem predominando em grande parte da região Sul neste domingo.

Em toda costa gaúcha, catarinense e paranaense os ventos úmidos do oceano favorecem chuva moderada do sul e leste do Rio Grande do Sul ao sudeste de Santa Catarina.

Temporais e chuva volumosa seguem no Rio de Janeiro e aumentam por todo o Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. Já no estado de São Paulo ainda pode ter pancadas de chuva isoladas na região de Franca e no Vale do Paraíba, além garoa no litoral e na Região Metropolitana de São Paulo.

O tempo firme predomina nas demais áreas paulistas devido à entrada de uma massa de ar polar que diminui as temperaturas.

O tempo firme predomina em grande parte de Mato Grosso do Sul devido à entrada de uma massa de ar polar. Com isso, algumas nuvens se formam, mas não chove.

chuva

Foto: Freepik

Em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal e no norte sul-mato-grossense, chuva a qualquer hora do dia, por vezes volumosa e acompanhada por temporais. Com intensidade maior em áreas goianas e mato-grossenses.

A chuva deve ganhar força em parte da Bahia e do Maranhão, com acumulados mais elevados no sul dos dois estados.

Em boa parte das demais áreas nordestinas terá chuva, só que mais isolada. Tempo firme entre o norte baiano ao oeste de Pernambuco.

Muita chuva e temporais na região neste domingo. As pancadas vem acompanhadas por raios e possível queda isolada de granizo, não se descartam picos de intensidade durante a manhã e à tarde.

Chuva mais frequente e volumosa no oeste do Amazonas, no Acre e em Rondônia, como no sul do Pará e no norte do Tocantins.

_____

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.