Pular para o conteúdo

Competitividade da soja brasileira é tema de seminário da Embrapa

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

vagens soja grão

Vagem de soja. Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do seminário ‘Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja’ que será realizada entre 8 e 9 de novembro, a partir das 8h, na Embrapa Soja, em Londrina (PR).

A programação completa e as inscrições podem ser feitas na página do evento na internet. O seminário pretende debater, em quatro painéis, as oportunidades e os desafios para incrementar a competitividade da soja brasileira.

Entre as temáticas a serem abordadas estão:

  • A qualidade da soja no Brasil e os produtos derivados
  • Os impactos da biotecnologia na produção brasileira e mundial
  • A importância da qualidade da proteína na soja
  • Os biocombustíveis obtidos a partir de óleos vegetais, como o biodiesel

Padrão oficial de classificação

Durante o evento, haverá ainda debate sobre a revisão do padrão oficial de classificação da soja, que teve início no seminário técnico realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, no final de setembro de 2022.

“A expectativa dos produtores, compradores, processadores e exportadores de soja é de conciliação em relação à Portaria 532. A proposta de conciliação dessa Portaria – após discussões – irá à consulta pública a fim de substituir a IN 11 de 2007, que define o padrão oficial de classificação da oleaginosa,” destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Álvares de Oliveira.

“Certamente, melhorias nos conceitos dos defeitos e discussões referente aos Grupos e Tipos deverão nortear a revisão desse padrão oficial, alinhando o padrão brasileiro com o norte-americano, o argentino e o chinês, sendo esses países os maiores “players” desse mercado”, avalia.

Soja brasileira

mercado da soja mundo preço

Foto: Pixabay/Montagem: Canal Rural

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a atual safra deve superar a marca de 127 milhões de toneladas produzidas e registrar um recorde histórico no processamento do grão de 49 milhões de toneladas.

Chama atenção também a receita projetada com exportações de todo complexo (soja em grão, óleo e farelo) para 2022, que deve ser de aproximadamente US$ 58 bilhões. De acordo com as previsões, a safra de 2023 será ainda maior. Dados recentes divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam para uma produção recorde de mais de 150 milhões de toneladas.

Promovido pela Embrapa Soja, o seminário tem o apoio da Abiove, da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), além da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Serviço

Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja
Data e horário: 08 de novembro – das 08h às 18h – 09 de novembro – das 08h às 12h
Local: Embrapa Soja, Londrina (PR) – Rodovia Carlos João Strass, s/nº
Informações e inscrições: www.seminariodesafiosdasoja.com.br