Como plantar milho
Como plantar milho, esse importante ingrediente da mesa e dos pratos dos brasileiros. O plantio de milho é uma parte importante da agricultura.
Usado em diversas preparações culinárias doces e salgadas, é um produto indispensável na cozinha. Dos mais simples tipo pipoca, até mais elaborados como cuscuz, ele é um ingrediente muito versátil.
Ao que parece surgiu no México, pois os primeiros os indícios de seu cultivo vem daquela região.
No Brasil, as variedades principais são o milho verde, o milho para a silagem e o milho grão. O plantio é o mesmo, mais os cuidados para cada espécie são diferenciados.
Para o plantio do milho é necessário o uso de sementes. E essa é uma cultura que absorve muitos nutrientes da terra.
O tipo de semeadura irá depender do tamanho da área a ser plantada. Áreas grandes podem ser feitas por semeadura a lanço ou por semeadura por plantadeira.
Preparação do solo
Para preparar o solo para o cultivo do milho deve ser muito fértil; é importante muito húmus e adubo composto antes do plantio, preferencialmente contendo nitrogênio.
O solo deve ser leve e permitir boa drenagem. O local do plantio deve receber luz direta do sol, pois o milho necessita de luz.
O milho verde depende de polinização, que é feita pelo vento. Sendo assim, o plantio deve ser já na terra definitiva da cultura, ou em sementeiras.
Época de plantio do milho
O milho é um vegetal que apresenta bom desenvolvimento de culturas o ano todo. Porém as melhoras safras são colhidas nos meses de agosto e setembro.
Para grandes plantações seu plantio deve ocorrer de setembro a outubro, lembrando que ao finalizar uma coleira o agricultor terá que por a terra para descanso e trata-la novamente para que fique bem nutrida e com os bons nutrientes desejados no solo. Normalmente a nova safra é plantada em outra área para a antiga descansar.
Cuidados como cultivo
O maior cuidado no cultivo são as pragas e as ervas daninhas.
As folhas do milho precisam ser verificadas constantemente, pois não podem ficar amareladas. Este é um sinal de que necessitam de adubação.
As pragas mais comuns são a broca do milho europeia, lagartas e gafanhotos.
A broca do milho europeia é uma mariposa que põe ovos na parte inferior das folhas do milho. Os ovos eclodem em larvas que penetram nos caules e espigas da planta de milho, o que pode causar a morte da planta.
As lagartas são lagartas que se alimentam das plantas à noite, cortando os caules das plantas ao nível do solo.
Gafanhotos são insetos herbívoros que comem folhas e brotos de plantas, incluindo milho.
Colheita
O ideal é colher quando as espigas estiverem totalmente formadas e antes de começarem a desidratar.
O tempo para colher é curto, de 120 a 180 dias após o plantio. Nesta época as espigas já estão maduras cerca de 50 dias após a floração.
Observar a coloração do cabelo do milho: quando ficam marrons, já está na hora de colher.
Veja mais sobre Agronegócios