Pular para o conteúdo

Como plantar grama

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar grama

Como plantar grama e dar uma boa base ao seu terreno, é uma tarefa que exige algumas etapas. Se você deseja ter um terreno com uma boa aparência ou a  forragem do chão bonita, ela e a melhor escola.

como plantar grama
como plantar grama

A grama é um ótimo complemento para qualquer quintal ou jardim para deixa-lo bonito. Ela forma uma espécie de plano de fundo. A grama surge como um pano de fundo para embelezar e harmonizar os ambientes entre as demais plantas.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Antes de escolher o tipo de grama para plantar, certifique-se de considerar o clima onde você mora e as condições do solo. Em seguida, selecione as espécies de grama que melhor atendem às suas necessidades. Seguir os procedimentos de plantio e cuidar da grama durante seus estágios de crescimento garantirá um gramado saudável.

Tipo de gramas

Um gramado é um ótimo complemento para qualquer paisagem e pode ser plantado de várias maneiras. Seguem algumas dicas de como plantar grama, seleção de espécies, cuidados com a germinação, processos e etapas de plantio.

A grama pode ser cultivada de várias maneiras, incluindo semeadura, espalhamento ou tamponamento. A melhor maneira de determinar qual método é melhor para sua área é consultar um especialista em jardinagem.

Existem muitos tipos de grama e maneiras diferentes de plantá-las. O mais importante é encontrar o tipo que melhor se adeque ao seu local.

Os tipos mais populares são a grama esmeralda, a Santo Agostinho e São Carlos (ou curitibana).

Grama Esmeralda: este tipo de grama é mais utilizada em campos esportivos e playgrounds, áreas externa de condomínios por se desenvolvem bem em locais ensolarados. Suas folhas são pequenas, pontiaguda e de coloração verde intensa.

Grama Santo Agostinho ou grama inglesa: essa se adapta melhor em lugares com pouco sol e mais quentes. Suas folhas são um pouco maiores, textura lisa e é verde escura. Utilizadas em áreas residências, empresas e condomínios onde ficam em locais de pouca incidência de sol. Tolera temperaturas mais frias.

Grama São Carlos ou Curitibana: ela é a mais popular para jardins porque se adapta bem em ambientes tanto de sol como de sombra. Suas folhas são largas e lisas, não tem pelos e seu verde é vibrante. É resistente ao frio e a diversas pragas. Muito usada em paisagismo ou em residências.

como plantar grama 1
como plantar grama 1

Como plantar grama

Após essa descrição agora é necessário ver o restante das características de seu ambiente, para entender se a grama serve para sua região: clima, temperatura, incidência de sol, entre outros. Ai você pode começar.

É possível para plantar a grama a partir de sementes ou comprando placas, onde elas já germinaram. Por sementes é um plantio mais barato e mais demorado, e também sem garantias de sucesso. Elas podem não pegar de forma homogênea no terreno.

As placas são um plantio mais rápido e eficiente, porém bem mais caro. As placas tem medida padrão 50 cm x 50 cm, e são colocadas diretamente na área de plantio.

– Saber a metragem exata da área onde será instalada.  Medir a área necessária fará com que compre a quantidade certa de placas.

Como plantar grama: preparando o solo

Prepare o solo removendo tudo que possa atrapalhar o plantio, matos, ervas daninhas, pedras e entulho. Nivele o terreno e faça uma boa adubação antes de implantar as sementes ou placas de grama.

Para as plantar as placas alinhe umas ao lado das outras, até que enraízem e comecem a crescer uniformemente. É importante manter a irrigação diária tanto nas placas, quanto na região onde semeou. Após o plantio, seu cuidado deve ser diário até que estejam estabelecidas:

A irrigação deve ser realizada sempre que o solo estiver sem umidade ou aparecerem manchas amareladas nas folhas.

A poda deverá ser iniciada assim que a grama atingir 5 cm ou mais de altura.

A adubação não podes ser esquecida, mas inicie somente quando perceber que a grama está estabelecida.

Enquanto está em fase de plantio e desenvolvimento não se deve pisar na cobertura. Ele ficara mais uniforme e bonita.

A grama pode ser atacada por pragas, portanto, fique atento. Ervas daninha não são boas para seu gramado, nem insetos. Se houver indícios disso, procure lojas especializadas para te indicarem o melhor tratamento.

 

Veja mais sobre Jardim