Pular para o conteúdo

Como plantar goiaba

Como plantar goiaba

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Plantar goiaba é muito fácil. Ela é uma fruta nativa da Ásia, mais precisamente da China e da Índia, mas que sempre foi muito cultivada no Brasil. Sua produção é bastante grande, e a fruta é um importante item da alimentação popular no país.

A goiaba é uma fruta de clima tropical, por isso só pode ser cultivada em regiões onde a temperatura não cai abaixo de 15°C. Além disso, o solo deve ser fértil, com boa drenagem e profundo.

goiaba 5
goiaba 5

A goiaba pode ser plantada em qualquer época do ano, mas o ideal é fazer isso na primavera ou no verão. A planta se desenvolve melhor em solos úmidos e ricos em matéria orgânica.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A goiaba é uma árvore de porte médio a grande, podendo atingir de 5 a metros de altura. Suas folhas são grandes, verdes e lanceoladas. As flores da goiaba são brancas ou rosadas, e aparecem na primavera. A fruta é vermelha, e possui um sabor ácido.

Para plantar goiaba, é necessário cavar um buraco de 60x60xcm e enchê-lo com terra vegetal, esterco ou composto. Coloque uma muda da goiaba na terra e cubra-a levemente. Regue bem a planta nos primeiros dias após a plantação.

É necessário que a goiaba seja podada periodicamente, para estimular o seu crescimento e evitar que a árvore se torne muito alta. Também é importante remover as folhas e galhos secos da planta.

Dá para plantar em vaso

A escolha deve ser de um vaso amplo que permita que as raízes afundem. A goiabeira precisa de bastante espaço para criar as suas raízes. E para tal, você terá que usar muita terra.

goiaba 3
goiaba 3

 

Com certeza terá bons resultados com os frutos.

De qualquer forma, para plantar uma goiabeira na sua casa de forma simples você pode fazer retiando as sementes da própria fruta madura. Com cuidado para não abriri as sementes, retire-as da polpa da fruta, usando uma peneira e lave bem, usando um pano para não perder as sementes. Deixe secar na sombra e quando estiverem secas, você pode plantá-las no vaso.

Prefira um clima mais seco para plantar e as regas devem ser regulares. Assim que perceber as mudas, forneça umidade, mas com muita moderação.

Leia mais sobre Agro Jardim

Veja mais sobre Jardim