Pular para o conteúdo

Como plantar coentro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar coentro

Como plantar o coentro consiste em tarefa fácil depois que se obtém a muda. Elas podem ser feitas através do coentro em grão comprados em feiras e macerados de forma que percam a casca e com um pouco de hidratação reative a sua função de germinação.

como plantar coentro
como plantar coentro

É originário  da Ásia e se adaptou bem ao clima do Brasil. Ela é planta anual. Seu ciclo de vida dura 1 ano e depois morrem.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

É um condimento natural, muito parecido com a salsinha, mas que tem admiradores e também haters. É do tipo ame ou odeie. O coentro pode ser aproveitado integralmente, desde as folhas de gosto marcantes até suas sementes apimentadas.

Essa erva era utilizada desde a Grécia antiga como insumo para embalsamar corpos ou como planta medicinal de efeito gástrico: alívios estomacais.

Hoje, já bem estabelecida, é utilizada na gastronomia internacional, e no Brasil foi adotada pela culinária baiana como ingrediente que não pode faltar nos pratos típicos.

Com poucos cuidados, você pode ter um coentro sempre verde e fresco na sua horta. Vamos ensinar como plantar coentro e dar alguns cuidados importantes para que a sua plantinha dê bastante frutos.

como plantar coentro 1
como plantar coentro 1

Como plantar coentro

Para se ter sempre a planta é necessário cuidado anual com as mudas para dar continuidade ao plantio.

Fazer o coentro germinar através da semente é difícil. Porque ela vem em forma dormente. É necessário paciência. Porém após a germinação, dificilmente terá dificuldades com a planta.

A semeadura pode ser realizada no local definitivo. Este pode ser um canteiro, ou mesmo uma vaso. O coentro se desenvolve bem em ambos os casos.

Os vasos devem ter no mínimo 15 cm de diâmetro e uma profundidade razoável. Com certeza furos para drenar a água e proteção para reter a terra no vaso.

O substrato correto deve ser rico em matéria orgânica, ou mesmo terra vegetal misturada com alguns componentes que a deixe leve e com boa drenagem.

Cuidados com plantio

É uma planta que prefere calor, luz do sol e pouca água. O local de plantio deve ser arejado e receber luz do sol em parte do dia.

Ele gosta de água, mas não deve ser regado todos os dias. Apenas regue quando a terra estiver seca.

Vai melhor em climas quentes, mas pode ser plantado em regiões mais frias, se semeadas no  verão.

É importante lembrar que o coentro é uma planta que gosta de calor. Por isso, nos meses de inverno, é necessário colocar um cobertor sobre o vaso.

Ele não não resiste à geada, proteja a plantação ou mude o vaso de local quando estiver fazendo frio.

Colheita

A colheita pode ser feita depois de 30 a 35 dias da semeadura. Cortando o cabo que vai usar sempre perto da haste central.

Cuidando e seguindo as recomendações, terá o coentro produzindo por um ano, mas antes disso, prepare as novas mudas. Não esqueça. Ele morrerá ao fim do ciclo de vida.

Veja mais sobre Agronegócios