Pular para o conteúdo

Como plantar cenoura

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar cenoura

Como plantar cenoura, uma hortaliça amplamente consumida no Brasil e no mundo. Rica em vitaminas A e C, a cenoura é uma excelente opção para o consumo cru ou cozida.

como plantar cenoura
como plantar cenoura

Além disso, a cenoura é uma planta fácil de ser cultivada, requerendo poucos cuidados e pode ser cultivada o ano todo.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

É natural do Irã e Afeganistão, e embora no Brasil se utilize mais a alaranjada, existem outras colorações para a cenoura, como a amarela e roxa.

A cenoura tem também tipos bem conhecidos pelos agricultores. Por aqui as variedades Nantes e a Brasília são as mais populares. Cada grupo tem a época certa para o plantio. Ao iniciar sua cultura, o ideal é saber qual é o tipo que vai plantar, sendo que a Nantes prefere a época de outono e inverno e a Brasilia no final do inverno, primavera e verão.

Como Plantar cenoura

O plantio pode ser feito por semente ou através do próprio legume.

Para plantio por sementes, após o preparo do solo, as sementes devem ser inseridas em buracos de 1 cm com uma distância razoável entre um e outro devido as ramas da planta. A irrigação deve ser diária até que os  brotos apareçam  no solo e após isso, a cada 3 dias. Sem boa irrigação as raízes podem ração e ficam impróprias para o consumo.

A cenoura aceita o plantio em vasos, apenas verifique que ele tenha o dobro do tamanho de uma cenoura adulta. Os cuidados são os mesmos.

Para o plantio com a própria cenoura, compre aquelas que vem com o talo. Depois corte as pontas do legume (ao menos 1 cm) e deixe o talo. Mergulhe em um recipiente com água, que cubra somente a cenoura e não o talo. Em dez dias já será possível ver as raízes. Replante para o local definitivo.

como plantar cenoura 1
como plantar cenoura 1

O local de plantio deve ser ensolarado e arejado, com solo fértil e bem drenado.

A cenoura cresce bem em climas quentes e temperados. No Brasil, ela se adapta bem aos estados do Sudeste e do Sul. A produção de cenoura é maior nos meses de outono e inverno.

A cenoura é uma planta que requer poucos cuidados.

Um dele é verificar a cor. Falta de qualquer nutriente muda a cor do tubérculo. Por isso cuide sempre da adubação e fertilização do canteiro. A cada mês é interrante até a fruta estar adulta.

Ela também pode ser atacada por pragas. Neste caso use o inseticida adequado para cada uma, que pode ser adquirido em lojas especializadas.

Colheita

Normalmente entre 80 a 110 dias após a semeadura a cenoura está pronta para a colheita.

Antes de colher irrigue o solo, e arranque a cenoura pela folha.

Para colher as cenouras precisa se observar as folhas. Caso fiquem velhas ou amareladas é indicativo de colheita. Normalmente nessa situação as novas folhas tendem a virar para baixo.

Retire as folhas, lave as cenouras, selecione as melhores e as coloque para secar. Agora é só consumir ou comercializar.

 

Veja mais sobre Agronegócios