Pular para o conteúdo

Como plantar abacaxi

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar abacaxi

Como plantar o abacaxi, tarefa fácil e que não requer muita experiência. Pode ser de duas formas: por sementes e por mudas do próprio fruto.

como plantar abacaxi
como plantar abacaxi

Pasmem: o abacaxi possui sementes! Elas estão abaixo da casca da fruta. Ficam quase escondidas abaixo de cada “ilhós” existentes na casca, mas já perto da polpa. É possível, com muito cuidado, descascar o abacaxi e procurar em cada uma das marcas dos ilhós a semente. Ela é bem pequena e da cor preta.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O que é raro é o conhecimento dessa técnica, mais ainda, a paciência para esperar a germinação. Ela demora cerca de 2 meses, e nem todas as sementes germinam.

A forma mais popular de plantar o abacaxi no Brasil é através do uso da coroa da fruta (parte verde da folhagem).

Como plantar o abacaxi com mudas

A reprodução é realizada plantando a coroa diretamente na terra ou fazendo mudas com elas. As mudas são feitas mergulhando a coroa em um recipiente com água suficiente para não atingir as folhas. Elas levam cerca de 7 dias para criarem raízes.

Recomenda-se a escolha das melhores coroas da fruta: as folhas sejam de verde viçoso e não tenham partes marrons nas pontas. Essas oferecem mais garantias de um fruto de tamanho adequado.

A época boa para o plantio é o final do mês de março. É uma fruta de região tropical, podem crescer e dar frutos em temperaturas abaixo de 21°C, mas eles serão menores. O local de plantio deve ser em regiões onde a média de temperatura não seja menor que 21°C.

Em alguns estados do Brasil é possível plantar o abacaxi no ano inteiro.

Plantando o abacaxi

Plantar o abacaxi é relativamente fácil. Após a muda estar pronta, basta enterrá-la no solo, cuidar do substrato, umidade, e iluminação.

O solo deve rico, com boa drenagem estar em uma área que receba bastante sol durante o dia. O abacaxi é fruta de sol. Esta condição deve ser garantida para bons frutos e produtividade.

Nas plantações de abacaxi, é comum os produtores cobrirem a terra entre uma rama e outra, com um tipo de cobertura morta, mas para garantir a umidade do solo.

como plantar abacaxi 1
como plantar abacaxi 1

O tamanho da planta é outro fator importante no cultivo. As ramas do abacaxi são grandes e podem atingir até um metro de altura. O espaço entre as plantas deve ser de 40 a 50 cm, para que aja um ambiente arejado e a cultura fique densa. Mas existe cultivo de abacaxi em pequenas hortas caseiras u mesmo em vasos de 30 a 40 cm de diâmetro, onde apenas um pé é plantado.

Requer fertilização pelo menos a cada dois meses, e sempre o cuidado com a umidade do solo.

Tempo de cultura do abacaxi: quanto tempo leva para crescer?

As plantas de abacaxi levam cerca de oito meses para crescer de uma pequena muda a uma planta frutífera de tamanho normal.

Tudo depende das condições de clima e umidade da terra para que os frutos venham a crescer adequadamente.

Em algumas culturas pode ser necessária a instalação de processo de irrigação, pois se falta água o fruto dica pequeno.

É um plantio que requer paciência, pois bons frutos podem ser produzidos para comercialização até 3 anos após o plantio. Tudo dependerá da planta mãe de onde se comprou o fruto que a coroa originou o plantio. Veja, é como um ciclo de vida. Linhagem boa da mãe produtora, linhagem boa dos frutos produzidos.

Quando colher o abacaxi

Colher o abacaxi na hora certa é importante para que você possa tirar o máximo proveito de sua planta, ou faturamento com sua produção.

Em geral, você pode colher o abacaxi quando a fruta estiver madura e tiver uma cor dourada se for para consumo imediato e para comércio local.

Para consumo pessoal, ou se estiver plantado em horta familiar o ideal é colher quando for consumir.

A exceção é se o abacaxi cair facilmente do caule, ou as folhas ficarem na maioria da cor marron e secas. Aí deve-se colher todos os frutos que estiverem nessa condição.

Se a cultura tiver sua venda programada para entregas em regiões distantes, é interessante colher ele ainda um pouco verde, para chegar ao local de destino em boas condições para a comercialização.

O abacaxi é uma fruta muito popular para consumo in natura ou também em forma de sucos, doces, comportas, geleias. É um fruto de consumo versátil.

Uma curiosidade é que o abacaxi pode ser usado como amaciante de carne. Ele contém  bromelina que é uma enzima que quebra moléculas da carne, as suas fibras, deixando elas menores e assim, a carne mais mole.

Veja mais sobre Agro Negócios