Como plantar amendoim
Como plantar amendoim é uma atividade simples e pode ser feito por qualquer pessoa. No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir o êxito da plantação.
O amendoim é uma planta que cresce em vagens como o feijão e a ervilha. A diferença é que no amendoim, as vagens são subterrâneas
A haste de sua flor, após a polinização, vai para baixo e continua a crescer entrando na terra onde o ovário da flor ficará enterrado. Na terra as vagens nascem, crescem e amadurece.
Existe algum preconceito quanto ao amendoim, devido ao fungo Aspergillus flavus, que é encontrado no grão se a colheita do amendoim não for realizada nas condições certas de umidade, ou o grão ficar armazenado em local de umidade.
Porém ele traz benefícios à saúde, como auxiliar na perda de peso, prevenir problemas cardíacos, passando por proteção dos ossos e melhora do humor.
O grão tem consumo fácil, por vezes não precisa de nenhum tipo de preparo culinário. Muito embora seja petiscos em muitos bares, onde é servido assada e salgado.
É um grão que pode ser usado nos intervalos das refeições, ou compor pratos, saladas farofas e doces.
Consumido in natura ou bem pouco processado fornece minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis.
O grão do amendoim tem de 25 a 30% de proteína, cerca de 8 a 12% de carboidrato, fibras, e minerais como o zinco e o magnésio, além de vitamina E e do complexo B.
Como plantar o amendoim
As sementes são plantadas diretamente no local definitivo. Ou serem feitas sementeiras para esperar a germinação e depois replantar para o local definitivo.
As mudas são transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. É possível o plantio em vasos.
O plantio deve respeitar um espaço entre as plantas em torno de 15 a 30 cm.
Clima
O amendoim deve ser cultivado em clima quente (20 a 30 °C) até a fase de colheita. Não tolera temperaturas baixas. Excesso de chuva também compromete a polinização da planta, consequentemente sua evolução.
Luminosidade
A planta precisa de sol forte, pelo menos algumas horas por dia. O plantio do amendoim deve ser feito em um local ensolarado e com sol direto e de preferência seco.
Solo
O solo deve ser leve, fértil, arejado e com boa drenagem., além de rico em matéria orgânica.
Existe uma relação de troca (simbiose) entre as raízes da planta e as bactérias rizóbios. As bactérias capturam nitrogênio do ar e transformam em amônia ou nitrato, e assim, parte do nitrogênio é fornecida para a planta.
Irrigação
É necessária uma irrigação moderada, apenas para manter a umidade do solo. Muita água apodrece a planta. Na floração a irrigação deve ser suspendida ou reduzida para não prejudicar a polinização.
Adubação
A adubação também é importante para a plantação de amendoim. Deve-se adubar o solo duas vezes por ano, na primavera e no outono. A adubação deve ser feita com adubo orgânico ou mineral, de acordo com a necessidade do solo.
Colheita
Entre 100 e 180 dias as vagens podem ser colhidas.
O amendoim é colhido quando as folhas da planta ficam amarelas. Aí a vagem é removida e inspecionada. Remova algumas vagens do solo e inspecione o interior das vagens. A textura escura indica que maturação e aptas para colheita.
A planta do amendoim é puxada da terra e então devem secar de uma a duas semanas, quando as vagens se soltam da planta facilmente.
Veja mais sobre Agronegócios