Pular para o conteúdo

Como é precificado a saca de soja milho e outros

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como é precificado a saca de soja milho e outros

A saca( 60 kg) de soja, milho e outros grãos é precificada de forma variada conforme o estado e município no Brasil.

A precificação da saca é influenciada por diversos fatores, como a oferta e a demanda do produto, os custos de produção, os impostos, o transporte e a infraestrutura.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
Como é precificado a saca se soja milho e outros
Como é precificado a saca se soja milho e outros

A soja é um produto essencial para a alimentação humana e animal. Por isso, os governos têm estabelecido preços mínimos para incentivar a produção de grãos. Esses preços são regulados pelo governo por meio de leis e decretos.

Por sua importância na regulação da economia de diversos países, a soja, milho, trigo são negociados internacionalmente no sistema de commodities.

As Commodities são mecadorias primárias, não manufaturadas ou parcialmente manufaturadas, com relevância na economia internacional. Como são negociadas internacionalmente, existem bolsas de valores de mercados abertos para negociar tais commodities.

Quando o produto é uma commoditie significa que ele é produzido em grande escala, e sua qualidade deve seguir padrões internacionais para ser aceita sua comercialização. Por esse motivo a soja é uma commoditie agrícola.

O mercado de commodities é dinâmico nele o que manda é a lei da oferta e procura. Desta forma a cada safra do produto a forma de comércio pode variar.

soja
soja

Os fatores que podem determinar comércio das commodities são:

– O mercado interno do Brasil, que avalia como está a oferta, a demanda e a formação de preço. As condições na produção do produto, como clima, temperatura, pragas, e produtividade. A na taxa de câmbio, ou seja, valores de conversão de moeda e que interferem no preço para o produtor de soja brasileiro, seja agricultor familiar ou não. E a conjuntura sociopolítica e institucional vivida no momento.

O que o leigo não sabe é que o preço da soja não é definido pelos produtores rurais, que trabalham no seu plantio e fazem a colheita da safra. Nem mesmo pelos governo, fundos de investimento ou tradings internacionais. Quem determina o valor de negociação da soja é o mercado da soja.

Por ser uma commoditie, o seu preço é definido pela oferta e demanda do mercado internacional.

Se os estoques do produto estiverem altos, os preços caem. Se estiverem baixos, os preços tendem a ser mais altos. A maior organização mundial reguladora do preço da soja é a Bolsa de Chicago (CBOT).

Para outros países formarem seu preço, é utilizado o sistema preço FOB (Free on Board) que forma o preço no local da origem do produto. Ele é uma média entre o preço do CBTO e o Prêmio da soja (seu preço no valor de origem equalizado os preço CBTO). Ele leva em contas as questões citadas no país para a produção total daquela safra.

Um exemplo: Soja em Paranaguá (FOB tem preço formado a partir da cotação da CBOT mais o Prêmio).

No momento o preço FOB da saca de soja (60kg) varia de R$ 170 a R$190 de acordo com o local de produção.

Leia também Agro Negócio