Como cuidar e tratar da Ficus Lyrata, a planta da moda
Para cuidar e tratar da Ficus Lyrata, ou figo-da-índia que é a planta da moda atualmente, o maior cuidado é com a sua raiz que pode apodrecer. Ela é robusta e pode dar a qualquer ambiente charme e beleza.
É uma planta de clima quente e temperado, que se adapta bem a locais com solos ricos e úmidos. O Ficus lyrata é nativa das florestas tropicais do continente africano ocidental e, na natureza, pode atingir cerca de 15 metros de altura.
Mas quando é cultivada em vasos ou jardins o seu desenvolvimento na altura não é tão grande, ou seja, se ela for planta de interior não crescerá dessa maneira.
Ainda assim, o Ficus atrairá bastante atenção devido à sua presença, volume e destaque no ambiente.
É impossível entrar em um ambiente contendo um vaso de Ficus lyrata sem perceber e notar sua exuberância. Esta planta é desejada por inúmeras pessoas para tornar a casa mais verde e bonita.
Só que depois de comprar a planta, algumas pessoas têm dúvidas de como cuidar e tratar da Ficus Lyrata, e como mantê-la saudável e com sua robustez original o tempo todo.
O ideal para seu cultivo é regá-la moderadamente, deixando o solo sempre úmido, podendo-se adubar com adubo orgânico duas vezes por ano, no período de outono e primavera.
A planta precisa de um local ensolarado, com solo fértil e bem drenado. Os primeiros sinais de podridão são manchas esbranquiçadas nos ramos, que se espalham lentamente, seguidas de frutos murchos e secos.
Para cultivar a figueira-da-índia é necessário o cuidado com um fungo que ataca a sua raiz, o caule ou as folhas da planta. A prevenção é plantar a Ficus Lyrata em lugares onde a ventilação seja adequada. Do contrário ela apodrecerá.
Especialistas em paisagismo ou jardinagem podem criar combinações muito atraentes e interessantes com Ficus lyrata, seja em um vaso maior no chão ou combinado com outras plantas de diferentes texturas, cores e formatos.
Leia mais sobre Agro Jardim
Gostou do Post?
Deixe seus comentários!