Como plantar gengibre no vaso
O gengibre é raiz de origem tropical e sabor bem picante. Normalmente usado em culinária para acentuar sabor aos pratos, mas possuí muitas funções medicinais. Entre elas o poder de ser antibiótico, anti-inflamatório e antioxidante.
Alguns atribuem ao gengibre o auxilia para a cura de resfriados, dores musculares e náuseas. Esta raiz também facilita o processo digestivo.
Como plantar gengibre no vaso
A planta prefere clima quente, mas pode crescer durante todo o ano, mesmo no inverno. A época ideal para o plantio é a primavera.
O plantio se dá através da própria planta, já que é uma raiz. Com um pedaço de gengibre você pode começar a sua plantação. Se for comprar um pedaço, tente achar algum que já tenha broto. Seu trabalho será mais fácil.
Prepare o gengibre para o plantio, deixando em água morna, e deixe assim por horas ou da noite para o dia.
O vaso deve ser grande e de certa profundidade, com buracos no fundo para a drenagem.
O gengibre pode crescer a uma altura de até 90 cm.
Cubra o fundo do com pedregulho e coloque o substrato (preparado com terra um pouco de areia e húmus) até a metade do vaso. Lembre-se que a terra deve ser leve e permitir boa drenagem.
Então faça o plantio retirando o pedaço da agua e afundando na terra. A parte que sofreu o corte deve ficar para baixo. Cubra com o restante do substrato até no máximo 5 cm e aguarde. Esse processo é demorado.
Regue mas moderadamente
Regue sempre que notar que a terra esta quase seca, mas moderadamente. Os primeiros brotos saem entre 2 e 3 semanas.
O vaso deve ser colocado em um local quente onde haja luz do sol, mas de forma indireta. Se houver frio ou baixa brusca de temperatura, ele precisa ser protegido e colocado em local mais quente.
Esta raíz precisa constantemente de fertilizante, então se programe para não deixar faltar.
Quando for colher, procure aqueles cujas folhas já ficaram amareladas. Repita sempre o processo para sempre ter nova planta após colher uma.
Leia mais sobre Agro Jardim